Jericoacoara – Passeios e Atividades

Passeios e Atividades

Roteiros fantásticos, Ecoturismo, Passeios off Road, Agencias de Viagens, Expedições de Kitesurf, Guias turísticos locais, Rota das Emoções e muito mais....

Já sabemos que Jericoacoara é um lugar paradisíaco com muitos pontos turísticos importantes que não podemos deixar de conhecer. Os principais pontos da região ficam muito próximo entre si, alguns locais são ótimos para aproveitar e conhecê-los juntamente com uma agradável caminhada, outros mais distantes e não menos atrativos podem ser visitados em companhia de pessoal experiente e profissional. Nesta página listamos as principais empresas regionais.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Consulte preço e disponibilidade em todas as Agencias

Empresa em Destaque

Listado de Empresas especializadas em Roteiros Fantásticos

PLANETATUR 
Agência de Viagens, Turismo e Fretamento de Vans e Ônibus
WhatsApp +55 (85) 98166-8016

ENCANTUS TUR JERI – Transfer e Passeios
Whatsapp +55 88 9925-2693

MAIS JERI – Transporte e Passeios
Whatsapp (88) 9 9785-1509 / (88) 9 9686-9808

JERI TUR 4X4 – Turismo & Fretamento
Whatsapp (88) 9 9871-9866 / (88) 9 9809-8839

PREÇOS – Anunciar no Portal Jericoacoara
Whatsapp (88) 9 8861-6623

Expedições de kitesurf no Delta do Paranaíba e Lençóis Maranhenses

Jericoacoara é um dos melhores lugares do mundo para a prática de kitesurf e windsurf e pode ser um excelente ponto de partida para expedições de kitesurf no Delta do Paranaíba e Lençóis Maranhenses. A kitetrip downwind consiste em descer o litoral velejando conhecendo varias praias maravilhosas, barras de rios, ilhas e bancadas de corais, onde é possível ver tartarugas e peixes, alem de altas ondas com vento para pratica de kitewave com apoio de um veículo 4X4 por praias ou em lanchas voadeiras no Delta do Parnaíba. A Hardtour oferece kitetrips personalizadas, roteiros partindo de Jericoacoara ou de Fortaleza direcionados para melhor aproveitamento e prática de kitesurf.

Rota das Emoções: Jeri - Delta - Lençóis

Aventura, praia e ecoturismo. Assim é a Rota das Emoções que envolve paraísos naturais como a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI); o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA); e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).
A idéia foi lançada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, dos três Estados e conta atualmente com a parceria do Ministério do Turismo, dos governos estaduais e das prefeituras municipais. Este ano, a Rota das Emoções foi escolhida como o melhor destino turístico do país pelo Ministério do Turismo.

A região possui atrativos relevantes para o turismo nacional e internacional como os Lençóis, o Delta de Parnaíba e Jijoca de Jericoacoara, permitindo o desenvolvimento de diversos segmentos de turismo, como sol e praia, ecoturismo, aventura, cultural, etc.
Parte dessas áreas está inserida em Unidades de Conservação, o que denota a alta atratividade e reforça a necessidade de desenvolver o turismo de forma planejada. A proteção dessa paisagem natural é o principal objetivo.

Atividades Esportivas

Os bons ventos levam esportistas de vários lugares do mundo para Jericoacoara e Preá. Os bons ventos e as condições geográficas do local são as mais procuradas para a prática de windsurf e kitsurf, além de outros esportes que necessitam do vento para aumentar a emoção.
Equipamentos de windsurf e kitesurf são alugados em Jeri, que também conta várias escolas que oferecem aulas instrutores certificados pelo IKO nas praias de Jericoacoara, Guriú e Prea (todas bem próximas e com características variadas).

Jeri também oferece serviços de guarderias para aqueles que levam equipamentos próprios. O esporte pode ser praticado tanto no mar, que oferece ainda boas ondas para os surfistas, quanto na Lagoa de Jijoca. Outros esportes que bem ganhando espaço em Jeri são o Sandboard e a Capoeira, este último muito procurado pelos turistas que querem levar um pouquinho de cultura brasileira. Jericoacoara possui grandes dunas e espaços ao ar livre para o deleite dos adeptos dessa modalidade, as dunas de grande altura são locais.

Ecoturismo no Parque Nacional de Jericoacoara

Já sabemos que Jericoacoara é um lugar paradisíaco com muitos pontos turísticos importantes que não podemos deixar de conhecer, para felicidade dos turistas, os principais pontos da região ficam muito próximo entre si, alguns locais são ótimos para aproveitar e conhecê-los juntamente com uma agradável caminhada, é o caso de um dos cartões postais mais famosos do Ceará “A Pedra Furada”, um belo trabalho da ação dos ventos, do mar e do tempo. Em julho, os turistas que visitam a localidade observam o sol se pondo do outro lado do “furo”, que a erosão esculpiu no meio da rocha. 

A Pedra Furada pode ser visitada durante a maré baixa, passando pelas praias Malhada e do Pontal. São cerca de 3 km até o atrativo. No percurso, os guias orientam os turistas a respeito de outras pedras famosas existentes no local, como a da Tartaruga e a do Jacaré. Não deixe de parar para um refrescante banho de mar. Outra opção para conhecer, é o caminho através do Serrote que, no inverno, fica tudo verde quando contrastando com o azulado do mar cria uma paisagem indescritível. Do outro lado da vila emcontra-se a “Duna Pôr do Sol” que tem uma característica particular, tanto no amanhecer como no entardecer, da para apreciar o sol deita-se no mar, um espetáculo que os turitas adoram desde o mais alto da duna. Isso acontece, pois Jericoacoara é peninsular, uma característica única no Brasil continental.

Mangue seco e berçário de Cavalo-marinho

Conscientização: Infelizmente as espécies de cavalos-marinhos estão ficando raras no mundo inteiro e Jericoacoara tem uma população bem conservada.
Segundo o analista ambiental, “duas coisas são fundamentais: nunca pegar o animal com as mãos, somente em recipiente de vidro transparente, e depois devolvê-lo ao mesmo local de onde foi retirado. A outra é não permitir que turistas usem protetor solar e entrem na água junto aos cavalos-marinhos”, destaca ele, que também é especialista em Diversidade e Conservação da Fauna.

Mangue seco e berçário de Cavalo-marinho: No lado oeste do Parque Nacional de Jericoacoara, no mangue formado pelo mar e o Rio Guriú, existe uma população muito bem conservada dos peixes mais mitológicos dos oceanos, o cavalo-marinho. As comunidades de Guriú e Mangue seco convivem neste paraíso quase intocado, e para conservar-lo, recebem periodicamente indicações sobre a importância da preservação da riqueza natural que possuem através do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Um Passeio Pelas Artes

A diversidade cultural de Jeri tem grande expressão em suas artes. O trabalho de artesãos, ourives e artistas plásticos é autêntico e espalhado por suas ruas e becos. Os materiais refletem um mundo de possibilidades: metais, cabaças, cocos, palhas, conchas, sementes, linhas, tecidos, pedras, couros, materiais reciclados. Muitos outros artistas enriquecem e dinamizam a cultura local. Seja com residência fixa ou só de passagem, fotógrafos, músicos e artistas de rua compõem a face multidiversa de Jericoacoara.
Centro de Artesanato: Amplo local onde são realizados cursos e comercializados produtos de vestuário, moda praia, acessórios e decoração em técnicas de croché, cipó, talo de carnaúba, palha, coco, bambu, conchas, bordados, pintura em tecido, entre outros. Conheça também o trabalho da Associação de Crocheteiras Mundo Jeri, um projeto social de inclusão e valorização da cultura local. Horário de atendimento: segunda à domingo das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Endereço: Rua Nova Jeri, S/N. Informações: (88) 9969-0793 Elivanda..

Lagoa do Paraiso e Lagoa Azul

A lagoa de Jijoca é formada pelo barramento das águas dos Córregos do Paraguai e do Mourão, causa da migração de dunas móveis na planície costeira, de águas cristalinas e areias finas em tons que variam de verde a azul. A maioria das pessoas conhece a Lagoa Azul e a Lagoa Paraíso.

Lagoa Azul

Possui alguns pequenos trampolins na beira da lagoa, feitos artesanalmente, porém muito utilizados pelas crianças. Esta praia de areia branca tem uma grande extensão e sua paisagem pode ser comparada ao colorido do Caribe.que representam dos trechos diferentes da Lagoa de Jijoca.
A “Lagoa Azul e Lagoa Paraíso” na verdade é uma só.

A Lagoa Paraíso:

Oferece uma boa infraestrutura para o turismo com algumas pousadas e sítios confortáveis além de restaurantes. Este trecho da lagoa é utilizado para praticantes do Kitesurf, além de jangadas de pescadores, principalmente nos meses de ventos (julho a janeiro).
NOTA: Precisa chover bastante (Época de chuvas de fevereiro até o maio) para que as depressões de água doce nas lagoas possam exibir o seu esplendor digno do Caribe.

Atrativos Litoral Oeste

Pôr do Sol na duna: a oeste da vila de pescadores, há uma grande duna, esse é o local mais procurado para se ver o inesquecível pôr-do-sol em Jeri. Fica ao lado da Praia das Canoas. No período de lua cheia, o espetáculo fica ainda mais bonito, com o sol de um lado e a lua prateada do outro.
Mangue Seco: Pode se chegar de cavalo, quadriciclo ou com um passeio de buggy, no local existe um pequeno povoado e uma lagoa entre enormes dunas. Dentro do canal do Rio Camboa, no Mangue Seco, sete barqueiros são os encarregados de mostrar para os turistas caranguejos siríacos (vermelhos) e cavalos marinhos, num percurso de 20 minutos de alegre sossego. Em barcos com capacidade para 8, 12 ou 20 visitantes, os barqueiros dão informações curiosas.
Rio Guriú: encontra-se no lado oeste da duna Por do sol a aproximadamente 10 km. Foi inserida há pouco tempo ao Parque Nacional de Jericoacoara, uma aldeia de pescadores que habita esta região leva o mesmo nome. No rio existem embarcações que permitem cruzar o rio com o carro. É possível também dar um passeio de jangada através do mangue e conhecer o habitat dos cavalos marinhos, que vivem nesta região. Não é possível tocar-los nem mesmo capturar-los em recipientes para apreciar sua beleza, pois são muito frágeis e podem morrer facilmente quando separados de seu habitat natural.
Nova Tatajuba: Localizada no Município de Camocim a 25km da vila de Jeri. É um pequeno povoado de pescadores ainda virgem, O Original Tatajuba Foi soterrado pela areia ao longo dos anos e posteriormente reconstruído na outra margem do rio com o nome de nova Tatajuba. Algumas de suas dunas estão em processo de cristalização, ou seja, estão compactando-se e formando colinas denominadas dunas mortas. Você pode percorrer este local com um passeio de buggy ou quadriciclo com duração aproximada de 4 horas, cruzando a praia de Mangue Seco e atravessando o rio Guriú em embarcações para transporte de carros e quadriciclos.
Lagoa da Torta: localizada en Tatajuba onde tem um excelente restaurante que oferece deliciosos pratos.

Atrativos Litoral Leste

Praia da Malhada: A Praia da Malhada fica na frente da Vila de Jeri, é otima para pratica de windsurf e kitesurf. ainda tem algumas ondas para quem pratica surf. Também próxima aos restaurantes de praia e guarderias de equipamentos Náuticos.
Serrote: O serrote é uma formação rochosa com um amplo gramado que fica cor esmeralda na época de chuvas, no ponto mais alto se encontra um moderno Farol, outro ponto muito apreciado para visualizar o amanhecer ou também o entardecer. O Farol é alimentado a energia solar e totalmente automático.
Pedra Furada: Localizada no pé do Serrote, é uma formação rochosa produto de cristalização conjuntamente trabalhada pela erosão do mar e o vento, pode se chegar no locar com uma bela caminhada de 20 min. Com a maré baixa é possível chegar pela praia, no percurso existem guias que oferecem bebidas e ao mesmo tempo verificam a conservação do lugar e informam aos turistas algumas condutas que devem adotar ao visitar este incrível lugar cheio de energia. Pode se voltar a vila pelo caminho do serrote tendo assim outra vista da praia e das formações rochosas, cavernas e algumas pedras enormes dispostas em posiciones incríveis. Importante: E terminantemente proibido subir na pedra e degradar o lugar. No percurso com maré baixa é possível divisar alguns aquários naturais cheio de peixes coloridos, alguns só podem se alcançar com orientação dos guias.
Lagoa Azul e Lagoa do Paraiso: a lagoa Azul fica no município de Cruz e na época de chuva se junta com a lagoa do paraíso também chamada de Lagoa de Jijoca pertencendo ao município de Jijoca de Jericoacoara. A lagoa natural de águas cristalinas imersa na mata atlântica e dunas enormes deixa uma sensação de Oasis no meio do sertão. A lagoa também é muito utilizada por velejadores e praticantes de kitesurf e Winsurf. Pode se chegar de buggy ou quadriciclo.
Praia do Preá: localizada a 17 km da vila, a praia do Preá tem ventos mais que propícios para prática de winsurf e kitesurf, além de uma estrutura turística que vem ganhando espaço rapidamente. Pousadas e Sítios vem se adequando as exigências de esportistas com espaços amplos para manutenção dos equipamentos. Sitio Phoenix e Rancho do Peixe são as mais procuradas. Tem também muitos restaurantes que oferecem excelentes pratos a base de crustáceos originários do local.
Barrinha e Lagoa da Pinguela: Nessa vila de pescadores é onde se encontra um lugar que ainda mantem aspectos primitivos com dunas intocadas, águas cristalinas e vegetação exuberante.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Os comentários estão desativados.

  • Navegar