Jericoacoara – História

Jericoacoara – História

História

Vicente Yánez Pinzon – 1499

Em 1499 o navegador Vicente Pinzon, capitão de uma das caravelas de Cristovão Colombo, aportou nas águas de Jericoacoara. Porém, este registro não pode ser oficializado em virtude do Tratado de Tordesilhas que entrou em vigor naquele mesmo ano. No século XIX deu-se inicio à ocupação ao redor da Lagoa de Jijoca em um lugar chamado Paraguai por agricultores que fugiam da seca e do fim da economia do couro. Nesse período a comunidade foi elevada à categoria de vila e implantou-se o Farol de Jericoacoara.
Em 4 de junho 1990 a sede distrital foi transferida para Jijoca de Jericoacoara, que em 6 de março foi elevada a categoria de município. Jijoca é a sede do município e concentra os principais serviços bancários, correios e comercio. É o principal ponto de apoio para conhecer a Lagoa do Paraíso, com boas opções de meios de hospedagem e restaurantes.

Literatura sobre Jericoacoara

Área de Proteção Ambiental

Até 1985 era apenas uma pequena aldeia de pescadores, perdida entre dunas imensas e isolada do resto do Mundo. Até que o turismo a descobriu e a fama de Jericoacoara não conheceu fronteiras. Jericoacoara foi considerada APA (área de proteção ambiental) desde 1984 até 2007. Em 2007, através da lei Nº 11.486 publicada no dia 15 de Junho, deixa extinta a Área de Proteção Ambiental de Jericoacoara APA.  

Já foi matéria de vários programas de televisão, e publicações importantes no Mundo inteiro. O jornal americano Washington Post Magazine a escolheu como uma das dez mais belas praias do planeta em 1994 e o ano passado 2010 a revista internacional inglesa Time Out, especializada em turismo mundial e DESTINOS PARADISÍACOS,  classificou  Jericoacoara e a Vila Preá a sexta melhor maravilha de praia tropical do Mundo. www.terra.com.br

Jericoacoara também foi cenário da longa-metragem A Ostra e o Vento. Não existem estradas de acesso nos últimos 15 km,  Portanto você precisa de um veiculo 4×4 para chegar lá. No inicio de 1998 foi instalada uma rede subterrânea de energia eléctrica, que alimenta apenas as casas, sem postes de iluminação, para preservar a iluminação natural proveniente da lua e das estrelas

Origem do Nome: Jericoacoara

Significado

Apesar das diversas versões existentes para a origem do nome Jericoacoara, a mais provável é que seja indígena, derivando do tupi-guarani: yuruco(buraco) + cuara(tartaruga), ou seja, buraco das tartarugas, numa referência ao facto de Jericoacoara ser uma praia onde ocorre desova de tartarugas marinhas. Alguns pescadores antigos alegam entretanto que o nome vem do formato do Serrote (pequena serra ao lado da Vila, onde está situado o farol de Jericoacoara), que visto do alto mar, tem o formato de um jacaré deitado, ou numa expressão local, de um jacaré quarando ao sol, e que o lugar antes era chamado de Jacarequara, mudando, com o passar do tempo, para Jericoacoara.

Energia Elétrica

A chegada da luz elétrica

 Foi há pouco mais de 20 anos com uma rede subterrânea. Os moradores optam pela ausência de iluminação publica, sem postes. Manteve-se assim o brilho natural da lua e das estrelas e o charme dos jantares a luz de velas e pés na areia.
Jeri dispõe de uma qualificada rede de hospedagem, bares e restaurantes. A oferta vai do rústico ao moderno, do simples ao requintado. No por do sol as disputadas barracas de caipirinhas se instalam na Rua Principal, próximas à praia e servem drinks de cores e sabores diversos. O agito é garantido todas as noites, ao som de forró e ritmos variados.

Religião

Igreja da Santa Luzia

Até a década de 1960 os habitantes do vilarejo que iniciou a cidade assistiam às missas e novenas na capela de uma comunidade vizinha. Em 1963 os moradores deram inicio à construção da igreja da Santa Luzia, inaugurada no ano seguinte em 13 de dezembro, dia de Santa Luzia, padroeira do município. A data é comemorada todos os anos em grande festa que atrai milhares de visitantes. A Igreja de Jericoacoara, também conhecida por ‘Nossa Senhora do Rosário de Fátima’ ou ‘Igreja Nossa Senhora da Consolação’, a construção muito simples foi erguida com pedras do Serrote pelos próprios moradores. De sua torre tem-se vista panorâmica da eseada.

Aniversário da Vila: 15 de junho

duna por do sol em Jaricoacoara
Duna do Pôr do Sol - Jericoacoara
Historia de Jericoacoara
Navegador Vicente Yáñez Pinzón
igreja nossa senhora do rosario de fatima jericoacoara
Igreja Nossa Senhora do Rosario de Fatima

Libros sobre Jericoacoara

Os comentários estão desativados.

  • Navegar