Parque Nacional Jericoacoara

Literatura sobre Jericoacoara

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

PARNA (Parque Nacional)

O PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA compreende uma área de 8.416,00 hectares e possui um perímetro de 49.929,4 metros. É atualmente administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) O Parque Nacional de Jericoacoara tem por objetivo proteger e preservar amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais, possibilitando a realização de pesquisa científica e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

APA (Área de Proteção Ambiental)

A Área de Proteção Ambiental de Jericoacoara, através da lei Nº 11.486 publicada no dia 15 de Junho de 2007, deixa extinta a Área de Proteção Ambiental de Jericoacoara APA

Arbore da Preguiça - Jericoacoara
Nova Tatajuba - Parque Nacional Jericoacoara
Duna do Por do Sol - Parque Nacional de Jericoacoara

Criação 

O Parque Nacional de Jericoacoara foi criado em fevereiro de 2002 a partir da recategorização parcial da Área de Proteção Ambiental de Jericoacoara, estabelecida pelo Decreto nº90379 de 29 de Outubro de 1984, nos municípios de Jijoca de Jericoacoara e Cruz, no estado do Ceará.
O clima da região é caracterizado como quente e úmido, com temperaturas médias oscilando entre 22° C e 35 °C e com o período de seca variando de 5 a 6 meses.
Em uma visão geral do Parque se tem a sensação de um ecossistema extremamente vulnerável e composto por diversos paisagens como Serrote, Restinga, Dunas, Lagoas, Tabuleiro, Manguezal, Gramados Halofíticos e praias, além de 38 famílias de aves no local, sendo que várias espécies são raras ou estão ameaçadas de extinção.

Normas do Parque

O Parque possui normas específicas que visam à conservação de seu patrimônio natural e da biodiversidade associada. Assim, dentro dos limites do parque nacional é proibido:

– Trânsito de veículos automotores sobre dunas fixas ou móveis;
– Deixar lixo nos locais visitados;
– Coletar, perseguir ou apanhar espécimes da fauna silvestre;
– Fazer fogueiras no interior do parque.

Lagoa do Paraiso - Parque Nacional de Jericoacoara
Pedra Furada - Parque Nacional de Jericoacoara
Rio Guriú - Parque Nacional de Jericoacoara

Atrativos Naturais

Barra do Rio Guriú: Fica a 10km de distância da vila. Uma pequena vila de pescadores que determina o limite oeste do Parque Nacional.

Lagoa Azul: Lagoa de água doce e cristalina cercada por dunas de areia branca e vegetação nativa. 

Lagoa do Paraíso: Localiza-se na sede do município Jijoca. São 15km² de água doce e transparente, cercada por grandes dunas. Também é chamada de Lagoa de Jijoca.

Dunas e Lagoas: Entre as principais atrações do parque se encontram as dunas e lagoas de água cristalina

Mangue Seco: É um pequeno povoado localizado a oeste da vila. Sua principal atração é uma lagoa que se encontra em meio das dunas, uma pequena faixa de mangue que foi ocupado pelo mar da nome ao lugar.

Nova Tatajuba: Este pequeno povoado localiza-se a 25km do lado oeste da vila, próxima ao município vizinho de Camocim. Algumas de suas dunas estão em processo de cristalização, formando colinas denominadas dunas fixas. Chama-se “Nova Tatajuba” já que a antiga Tatajuba foi soterrada pelas dunas.

Pedra Furada: É o ícone de Jericoacoara. Está localizado na região rochosa no pé do Serrote. Constitui-se de uma enorme formação rochosa em forma de arco esculpida pela ação do vento e as ondas do mar. No auge do solstício de inverno durante o período de 15 de julho a 15 de agosto, é possível ver o sol se pondo através do arco da Pedra Furada. Na maré baixa, é possível acessar o local com uma caminhada de 30 minutos pela praia. O percurso até a Pedra Furada é marcado por paisagens de praias, grutas, como o Poço da Princesa, e peculiares formações rochosas. Vale lembrar que a formação rochosa é extremadamente frágil e, para preservá-la, é terminantemente proibido subir ou escalar a Pedra Furada.

Duna do Pôr-do-Sol: Do lado oeste da vila uma grande duna é o local mais procurado para se ver o pôr-do-sol em Jericoacoara. Fica ao lado da Praia das Canoas. É famosa por ser possível assistir ao sol nascer e se pôr no oceano, em decorrência de sua geografia peninsular.

Praia da Malhada: Importante praia da região localizada no pé do serrote. É muito procurada para a prática do surf. 

Praia do Preá: Esta vila de pescadores é uma das portas de entrada de Jericoacoara, distante 17km a leste da vila. A pesca é abundante na região e a culinária de peixes, camarões e lagostas é tradicional. A praia é perfeita para a prática de kitesurf. 

Serrote: A serra localizada ao leste da vila tem aproximadamente 100m de altura que se destaca dentre a plenitude das dunas onde se encontra o Farol.

Farol: Um dos lugares mais visitados para ver a lua e o sol nascerem. O Farol é alimentado por energia solar.

Lagoa e Dunas de Jericoacoara
Por do sol em Jericoacoara
Jericoacoara

Mapa do Parque Nacional de Jericoacoara

Mapa de Trilhas

Mapa de Trilhas do Parque Nacional de Jericoacoara

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

TELEFONE (88) 3669-2140

Sede Administrativa:

Rua Oceano Atlântico, S/N, Jericoacoara

Jijoca de Jericoacoara/CE

CEP: 62.598-973

E-mail:

parnajericoacoara.ce@icmbio.gov.br

Literatura sobre Jericoacoara

Pousadas e Hoteis em Jericoacoara
Pousadas e Hotéis
Transfer fortaleza Jericoacoara
Transfer
passeios_em_jericoacoara
Passeios
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Os comentários estão desativados.

  • Navegar