Esportes Náuticos

Expedições de Kitesurf, Aulas de kitesurf e Windsurf, Stand Up Paddel (SUP), Surf School. Caraterísticas climáticas e geográficas do Parque Nacional para prática de esportes radicais.

Em Jericoacoara os amantes do Kitesurf e Windsurf têm espaço garantido pelo vento forte de até 40 Knots. A praia é considerada uma das melhores para a prática e aprendizagem destas modalidades. Outro ponto importante de Jeri e Preá é que muitas pousadas já adaptarão suas estruturas pela demanda dos turistas amantes de esportes náuticos. Atualmente tem varias escolas de kitesurf com pessoal treinado e credenciado com equipamento de primeira qualidade. As pousadas oferecem transportes para os melhores spots da região e guarderia de equipamentos. O esporte pode ser praticado em locais com diferentes características, águas planas das lagoas ou bem o mar um pouco mais agitado na região de Preá e Barrinha.

Faça seus Kitetrips e Downwind com a HARDTOUR

  • Kitetrip Downwind por todo o litoral do Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte.
  • Faça sua kitetrip PRIVATIVA, roteiros personalizados de acordo com o nível e o estilo dos velejadores.
  • Apoio em Veículos 4×4 com motoristas guias especialistas em Kitetrips para acompanhar e resgatar velejadores.
  • Lanchas, jet-ski e quadriciclos para resgate e apoio no Delta do Parnaiba e nos Lençóis Maranhenses.
  • Velejador guia na água para orientar e ajudar os atletas.
  • Pousadas e restaurantes sempre a beira mar.
  • Conhecemos e velejamos toda esta região desde 2006.

Informações e Reservas

Reserve seu Hotel ou Pousada

Expedições de kitesurf no Delta do Paranaíba e Lençóis Maranhenses

Jericoacoara é um dos melhores lugares do mundo para a prática de kitesurf e windsurf e pode ser um excelente ponto de partida para expedições de kitesurf no Delta do Paranaíba e Lençóis Maranhenses. A kitetrip downwind consiste em descer o litoral velejando conhecendo varias praias maravilhosas, barras de rios, ilhas e bancadas de corais, onde é possível ver tartarugas e peixes, alem de altas ondas com vento para pratica de kitewave com apoio de um veículo 4X4 por praias ou em lanchas voadeiras no Delta do Parnaíba. A Hardtour oferece kitetrips personalizadas, roteiros partindo de Jericoacoara ou de Fortaleza direcionados para melhor aproveitamento e prática de kitesurf.

Caraterísticas Geográficas

Jericoacoara é um dos melhores spots de velejo do Ceará e, talvez, do Brasil. Fortaleza já é conhecida por ser um lugar que venta, pois recebe os alísios (trade winds) que sopram do continente africano, mas Jericoacoara, realmente, se destaca. Na região de Jeri, a costa é peninsular e paralela ao Equador, no sentido “Leste > Oeste” e paralela, também, a direção dos alísios, que então passam por Jericoacoara com toda a força, pois não encontram o obstáculo natural formado pelo continente nos demais trechos do litoral.

Ventos Alisios - Jericoacoara

Atividades Esportivas

Os bons ventos levam esportistas de vários lugares do mundo para Jericoacoara e Preá. Os bons ventos e as condições geográficas do local são as mais procuradas para a prática de windsurf e kitsurf, além de outros esportes que necessitam do vento para aumentar a emoção.
Equipamentos de windsurf e kitesurf são alugados em Jeri, que também conta várias escolas que oferecem aulas instrutores certificados pelo IKO nas praias de Jericoacoara, Guriú e Prea (todas bem próximas e com características variadas).

Jeri também oferece serviços de guarderias para aqueles que levam equipamentos próprios. O esporte pode ser praticado tanto no mar, que oferece ainda boas ondas para os surfistas, quanto na Lagoa de Jijoca. Outros esportes que bem ganhando espaço em Jeri são o Sandboard e a Capoeira, este último muito procurado pelos turistas que querem levar um pouquinho de cultura brasileira. Jericoacoara possui grandes dunas e espaços ao ar livre para o deleite dos adeptos dessa modalidade, as dunas de grande altura são locais.

Informações Técnicas do Local

A sessão de ventos ( ventos Alísios  do Nordeste ) começa a mediados de julho e vai até fim de janeiro. Sendo garantido o vento entre 15 a 35 Knts todos os dias de agosto a dezembro. Nessa época, para quem vem com equipamento próprio, aconselhamos trazer kites pequenos ( 7 a 9 mts), já que a media de vento alcança os 30Knts (tendo dias de ate 42 Knts)
 
A direção do vento varia de acordo à praia:
 
Mangue Seco e Guriu : A  nossa praia !!! …a tão só 10 minutos de Jeri… quilômetros de praia livre com vento Side shore e água flat !!! na nossa opinião a melhor condição para quem esta começando . Possibilidade de Downwind desde Jeri . Como a nossa praia forma parte do Parque Nacional, não tem construções, então levar proteção solar!!!!!
 
Jeri : vento Side-off ( só para kiters experientes, e tendo especial atenção com a prancha…já que é fácil perdê-la !!..vantagem: água flat !! e podemos ir a PE .. Aqui encontramos grande variedade de pousadas, bares, restaurantes e lojas !!!
 
Preá : vento side-on . Muito bom com maré baixa para iniciantes, mas com a maré alta e melhor  tem um pouco mais de experiência , já que tem muita onda. Possibilidade de Downwind  para Jeri.
 
A sessão de Chuvas acontece fora do período de vento, entre fevereiro e Maio. Nessa época não temos garantido o vento, mas numa semana podemos ter entre 2 a 3  dias com vento. A potencia e menor, vai de 10 a 20 Knts , então si vai trazer o seu equipamento, desta vez opte pelos Kites de maior tamanho. Si quer fazer aulas, tem que vir disposto a dedicar-se ao kite, esperando o melhor momento do dia para aproveitar o vento, não se Pode planificar as aulas com horário certo, vamos a depender da vontade do vento !!! Mas temos uma grande vantagem para Iniciantes, com as chuvas se forma uma linda lagoa “dos Homens ” justo detrás das Dunas a 5 minutos da vila, água doce e sem ondas…o paraíso de quem quer subir na prancha pela primeira vez !!! Recomendação especial: para quem quer fazer o curso básico nessa época, recomendamos dedicar 7 dias de estada em jeri, tempo que nos permitira ter os  dias de vento necessários para completar as horas de curso.

Jericoacoara e Icaraí de Amontada são cenario de Filme sobre windsurf

Os diretores de “Wet and Salty” e “Committed Reloaded” revelam agora notícias sobre o próximo filme de windsurf; “Quatro Dimensões”. Andre Paskowski (produtor) e Peter Svensson (Diretor, Editor), juntamente com Sebastian Dörr (Editor CO) estão atualmente trabalhando em um novo projeto, um filme sobre alguns dos melhores velejadores do momento; Marcílio Browne, Victor Fernandez e José “Gollito” Estredo. A tripulação vai viajar o mundo nos próximos meses para certificar-se de apresentar um dos melhores filmes de windsurfing, nessa viajem serão filmadas cenas nos principais locais do mundo para prática do windsurf. No Ceará, as praia de Jericoacoara e Icaraí de Amontada forem selecionadas para participar. O DVD estará à venda no final do verão 2009 e o lançamento será na Alemanha durante a final do campeonato mundial de windsurf. Esteja pronto para algo novo!

Um novo nome de furacão: Preá:

Um novo nome de furacão: Preá: A Praia do Preá é considerada um dos melhores pontos do mundo para a prática de kite e windsurf. E não só por sua proximidade a outro reconhecido destino de velejadores: Jericoacoara. A Praia de Preá possui condições de vento ainda melhores que Jericoacoara. Os ventos são mais constanntes, alcançando a média de 25 Knots entre Julho e Dezembro (com vários dias de 40 Knots) e uma média um pouco menor nos outros meses do ano. Sua direção side on shore (lateral, do mar para a terra) é ideal para praticantes de kitesurf e para iniciantes de windsurf.