Jericoacoara – Curiosidades

Jericoacoara – Curiosidades

Jericoacoara

Significado

O nome “Jericoacoara” deriva do tupi-guarani yuruco (buraco) + cuara (tartaruga), ou seja, ‘buraco das tartarugas” – devido à ocorrência de desova de tartarugas marinhas na praia. Segundo antigos pescadores, no entanto, o nome vem do formato do Serrote que, visto de alto mar, lembra um jacaré deitado, ou, numa expressão local, um jacaré quarando ao sol. O termo teria originado o nome do lugar: Jacarequara que com o passar do tempo transformou se em Jericoacoara.

Clima

Temperatura, Ventos e umidade

O clima é tropical, quente e úmido, com temperaturas médias entre 35°C e 22°C. A estação das chuvas e período de formação das lagoas vai de janeiro a junho, quando a temperatura é mais amena e a vegetação vibrante e florida. A época dos ventos é de julho a dezembro, com até 40 nós nos mesmos meses de agosto e setembro.

Cultura e Artesanato

O povo alegre e hospitaleiro acolhe de braços abertos os que vêm e se apaixonam pelo lugar! A população é de aproximadamente 16 mil pessoas e cerca de 70% vive na área rural. Permanecem vivas as tradições culturais como o artesanato, o forró, as festas juninas e a pesca artesanal. A gastronomia típica é saborosa e variada: peixes, frutos do mar, panelada, galinha caipira, baião de dois, pastel de arraia, tapiocas doces e salgadas, cocadas, torta de banana, doce de caju e muito mais. O turismo é a principal atividade econômica além do comercio, da pesca e da agricultura de subsistência (caju, mandioca, feijão e milho).

Diversidade Cultural

A diversidade cultural de Jeri tem grande expressão em suas artes. O trabalho de artesãos, ourives e artistas plásticos é autentico e espalhado por suas ruas e becos. Os materiais refletem um mundo de possibilidades: metais, cabaças, cocos, palhas, conchas, sementes, linhas, tecidos, pedras, couros, materiais reciclados. Muitos outros artistas enriquecem e dinamizam a cultura local. Seja com residência fixa ou só de passagem, fotógrafos, músicos e artistas de rua compõem a face multidiversa de Jericoacoara.
Jericoacoara conta com um centro de Artesanato, local amplo onde são realizados cursos e comercializados produtos de vestuário, moda praia, acessórios e decoração em técnicas de crochê, cipó, talo de carnaúba, palha, coco, bambu, conchas, bordados, pintura em tecido, entre outros. Conheça também o trabalho da Associação de Crocheteiras Mundo Jeri, um projeto social de inclusão e valorização da cultura do local. Horário de atendimento: segunda à domingo das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Endereço: Rua Nova Jeri, s/n. Informações: (88) 9969-0793 Elivanda.

Duna do Pôr do Sol

Um verdadeiro ritual é praticado diariamente nos finais de tarde em Jeri. É quando todos sobem a duna para avistar a magia do astro-rei se pondo no mar. Jericoacoara é um dos únicos lugares do Brasil que permite esse espetáculo, sempre acompanhado pela salva de palmas de seus espectadores. Esta duna já atingiu 50m de altura e, por ser móvel, com o passar do tempo e a força dos ventos está caminhando ao encontro do mar.

Experimente

Caminhar pelas praias, dunas e Serrote faz bem pra alma e para o coração. A paisagem leva longe! Na praia, aulas e rodas de capoeira no fim do dia com a energia do por do sol; Praticar caiaque nas águas calmas da praia de Jeri ou da Lagoa do Paraíso. Integrar os times mais globalizados do mundo e jogar futebol na areia; Surf! A praia de Jeri é perfeita para os iniciantes e praticantes do longboard. As ondas maiores estão na praia da malhada; No fim de tarde, subir a duna do por do sol para em seguida descê-la de sandbboard ou esquibunda. A adrenalina é garantida.

duna por do sol em Jaricoacoara
Duna do Pôr do Sol - Jericoacoara
Historia de Jericoacoara
Navegador Vicente Yáñez Pinzón
igreja nossa senhora do rosario de fatima jericoacoara
Igreja Nossa Senhora do Rosario de Fatima

Libros sobre Jericoacoara - Ceará

Os comentários estão desativados.

  • Navegar