Passeio Ecológico do Cavalo Marinho
Parque Nacional de Jericoacoara
Conscientização: Infelizmente as espécies de cavalos-marinhos estão ficando raras no mundo inteiro e Jericoacoara tem uma população bem conservada.
Segundo o analista ambiental, “duas coisas são fundamentais”: nunca pegar o animal com as mãos, somente em recipiente de vidro transparente, e depois devolvê-lo ao mesmo local de onde foi retirado. A outra é não permitir que turistas usem protetor solar e entrem na água junto aos cavalos-marinhos”, destaca ele, que também é especialista em Diversidade e Conservação da Fauna.
Mangue seco e berçário de Cavalo-marinho: No lado oeste do Parque Nacional de Jericoacoara, no mangue formado pelo mar e o Rio Guriú, existe uma população muito bem conservada dos peixes mais mitológicos dos oceanos, o cavalo-marinho. As comunidades de Guriú e Mangue seco convivem neste paraíso quase intocado, e para conserva-lo, recebem periodicamente indicações sobre a importância da preservação da riqueza natural que possuem através do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).