MANGUE SECO: PASSEIO ECOLÓGICO DO CAVALO MARINHO



Dentro do canal do Rio Camboa no Mangue Seco, no seu habitat natural, sete barqueiros são os encarregados de mostrar para os turistas caranguejos siríacos (vermelhos) e cavalos marinhos, num percurso de 20 minutos de alegre sossego.






O Hipocampo o Cavalo Marinho é um peixe singular, que vive nas águas de rios e mares localizados em regiões de clima temperado e tropical.
Amarelo, vermelho ou marrom, tem características semelhantes às do camaleão: mudam de cor para escapar dos predadores e mexem os olhos independentemente um do outro. É o único peixe que possui a cabeça perpendicular ao corpo. Nadam na posição vertical e para se movimentar rapidamente pela água usam a vibração da suas barbatanas dorsais.
Possui uma cauda preênsil (como a do macaco aranha) com a qual se agarra nas plantas e raízes do manguezal, que fica à beira do rio.
“Eles só comem alimentos que se movimentam: pequenos camarões, moluscos e vermes, que são sugados por seu focinho tubular” - disse Raimundo Nato, um dos barqueiros nativos

No Brasil existem espécies diferentes de cavalos marinhos em profundidades que variam de 8 a 45 metros e todos eles são considerados vulneráveis por órgãos de proteção à natureza. O homem vem destruindo seu hábitat com a pesca do arrasto sem controle, a sua utilização em aquários ornamentais de água salgada, na medicina e com a venda no mercado negro.
Com a intervenção da IBAMA e o asesoramento dos biólogos do PARNA (Parque Nacional) acabou o comércio dos animais.

Em barcos com capacidade para 8, 12 ou 20 visitantes, os barqueiros dão informações curiosas:
“A época de reprodução da fêmea ocorre na estação da primavera. Ela bota diversos ovos que são fertilizados pelo macho. Ele é quem os guarda numa bolsa até o momento do nascimento” - conta NONATO, 36 anos, antigo pescador da região e agora barqueiro-.

O namoro entre eles é um baile nupcial, uma “valsa” que acontece por horas, até o momento em que a fêmea escolhe o macho dançarino para depositar cerca de 300 ovos em uma bolsa localizada no seu abdômen (parecida com a bolsa as fêmea do canguru).
A gestação dura dois meses e no momento do nascimento, os ovos eclodem dentro da bolsa incubadora. O macho se contorce violentamente para expelir os filhotes, que nascem com menos de um centímetro e transparentes.
“Apenas o 3% dos filhotes sobrevivem aos predadores naturais” parece lamentar-se Raimundo.
A primeira coisa que fazem ao nascer é subir à superfície para encher as bexigas natatórias de ar (para poder ter equilíbrio ao nadar) e já se tornam completamente independentes dos pais.
O cavalo marinho só tem um rim e não tem estômago.
“O aspecto do tórax do macho é liso e o de sua companheira é em dentes de serra” - completou Rafael para o Jornal, enquanto passeava os turistas numa outra balsa-.


O cavalinho possui uma cabeça alongada, muito parecida com a cabeça dos cavalos, inclusive a crina. Sua semelhança deu origem ao nome.
O corpo é revestido por anéis ósseo e não é tão frágil quanto parece já que tem uma cobertura dura, uma armadura para se proteger dos inimigos.

Mas o pior inimigo é a inconsciência do homem.
Todos somos responsáveis pelo cuidado da natureza.

Agora, Jericoacoara aporta um belo passeio ecológico e os turistas também podem ajudar na preservação deixando de comprar objetos, amuletos e suvenires (em toda praia do Brasil) feitos com cavalos marinhos mortos.
A vida que agradece.

ALEJANDRA TRAVERSO


Fotos: ARLEY RIBEIRO






Voltar ao topo

 

 

COOPERATIVA: PASSEIOS DE BUGGY



















 

 

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Prevenção e Atenção Primaria

O Agente de Saúde é capacitado para reunir informações de saúde sobre a comunidade onde mora. Reside na própria comunidade em que trabalha, e assim tem acesso fácil às famílias de nativos e identifica rapidamente seus problemas.
Orientado pelos médicos e enfermeiras do Posto d Saúde Municipal, ele atende aos moradores de cada casa no nível domiciliar na prevenção de doenças e na promoção da saúde pública. Orienta, dá sugestões, dá apoio, controla e acompanha, fortalecendo a ligação entre serviços de saúde e comunidade.

Gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde do Município de Jijoca de Jericoacoara, o plano de atenção permite ampliar o aceso à informação sobre saúde e facilitar o atendimento descentralizado.
A atenção primaria faz foco principal no Programa saúde da Família, que inclui campanhas de imunização, saúde do idoso, da mulher grávida e contra doenças tais como a hanseníase e tuberculose.
A sua implantação no município é importante porque:

Ajuda a diminuir o número de mortes de crianças por causas evitáveis.

Aumenta a quantidade de gestantes que chegam saudáveis
e bem-informadas ao parto.

Melhora a qualidade de vida dos idosos.

Os hipertensos e diabéticos são diagnosticados,
tratados e acompanhados.

Diminuem as filas para atendimento da rede pública de saúde.

Dentro das atividades próprias do Agente Comunitário encontram-se a promoção do aleitamento materno, assistências ás doenças prevalente na infância, diagnóstico de gravidez, cadastramento de gestantes no primeiro trimestre e atividades educativas como planejamento familiar, métodos anticoncepcionais.
“A gente é responsável pelo acompanhamento de aproximadamente 150 famílias –disse Ecivan Barros, Agente de Saúde-. O Agente é necessariamente um morador de Jericoacoara e, por isso, está totalmente identificado com a sua comunidade, com seus valores, suas costumes e linguagem.” “O Agente vai ás casas das pessoas, vê de perto a realidade de cada família, toma providências para evitar as doenças e dá orientação para garantir uma qualidade de vida melhor, com saúde”.

Entre os objetivos do programa estão:

• O estímulo à participação da comunidade como co- responsável nele cuidado da sua saúde.
• A diminuição dos indicadores epidemiológicos.
• A execução de atividades de natureza preventiva e curativas.

O recrutamento dos agentes foi feito através de processo seletivo no município. Entre outros requisitos, o agente precisa morar há pelo menos dois anos na área onde desempenha suas atividades, ser maior de 18 anos e ter disponibilidade de tempo integral.
Entre suas atribuições básicas estão o cadastramento das famílias, o acompanhamento de pré-natal e do crescimento e desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos. Também competem aos agentes a orientação sobre doenças endêmicas, saúde bucal, nutrição, cuidado da saúde do idoso, apoio a portadores de deficiência psicofísica e assistência na área de doenças sexualmente transmissíveis e Aids.
Para Ecivam, jovem Agente Comunitário de Saúde em Jericoacoara, o importante é “valorizar a relação com o usuário e com a família. Criar um vínculo de confiança, de respeito, de afeto”.


Foto : Rodrigo Bruzzi

Realizar visitas domiciliarias de acordo com um plano de planejamento prévio, ajuda a resolver muitos dos problemas de saúde do nível de atenção básica.




Voltar ao topo

Home - Turismo - Editorial - Nativos - O Paraíso Encantado - Cultura - Matérias - Newsletter

1º Edição 9/06/09 - 3º Edição 9/07/09 - 4º Edição 9/08/09 - 5º Edição 9/09/09 - 6º Edição 9/05/09

©2009 - Todos os direitos reservados Alejandra Traverso - Jericoacoara - Ceará - Brasil