ASTROTERAPIA no Jornal Jericoacoara Online


Por: KITAH SOARES

O Sol para iluminar a consciência

O signo solar é aquele que conhecemos desde crianças através das revistas, almanaques e pelos dizeres carregados de crenças positivas ou negativas, nos deixando alegres e orgulhosos do signo que nascemos, quando ouvimos, por exemplo, “Touro é amoroso”, “Gêmeos é inteligente”, “Câncer é maternal”, ou insatisfeitos se o comentário for do tipo: “Áries é egoísta”, “Libriano é falso”, “Escorpião é fogo!”, “Peixes é confuso”, “Capricórnio é inseguro” “Aquário não é nada amoroso”...

Na realidade podemos ser tudo isso ou nada disso ao mesmo tempo. Somos um poço de antagonismos e contradições, vivendo a busca de integração dos opostos da nossa natureza.

Diferentemente do que muita gente pensa, não somos apenas aquilo que indica o nosso signo solar. Como na realidade temos todos os signos, (como somos muitas possibilidades) sendo o signo solar a essência do que precisamos Ser a fim de atuarmos o melhor possível em todas as áreas da vida, é muito importante nos conhecermos cada vez mais.

O signo solar representa a missão a realizar, a área da vida em que precisamos ser reconhecidos e brilhantes. Mas para realizar a nossa missão maior, necessitamos dos outros signos como auxiliares, para que possamos ao longo da vida ir tomando cada vez mais consciência das diferentes facetas da nossa natureza que precisam ser integradas, para nos tornar aquilo que viemos Ser de verdade.

O Sol é o símbolo máximo da consciência. Em cada grau do signo em que estiver localizado na roda zodiacal, sua presença instigará o autoconhecimento. Na mitologia o Sol também é representado por Apolo, o cavaleiro do Olimpo e senhor do conhecimento. Apolo, o deus-sol, é a representação da força do consciente que dissipa a ignorância e clareia a escuridão. “Conhece-te a ti mesmo” era a frase escrita na porta do templo de Delfos, onde Apolo ajudava a conduzir os homens a iluminação da mente pela razão.

O trânsito do Sol a cada mês em um signo também cumpre esse papel. Tem a finalidade de iluminar a vida e a consciência, na medida em que a cada ano traz um pouco mais de clareza para a realização da tarefa maior, assumida ainda enquanto personalidades alma, ao nascermos. Ao longo da vida a consciência vai se formando e a jornada vai sendo iluminada. Cada pessoa, dentro do seu próprio ritmo e tempo, vai adquirindo mais e mais compreensão sobre si mesma.

É dessa percepção que nasceu a ASTROTERAPIA, que hoje, mais do que um trabalho de grupo é uma forma de se pensar a vida numa perspectiva mais astrológico-contemporânea. Uma junção da Astrologia humanística, cuja finalidade principal é revelar os potenciais de um SER, cheio de possibilidades, em constante desenvolvimento e com padrões existenciais passíveis de transformação, com uma proposta terapêutica, já que compreendemos o termo terapia, como toda forma de "cura da alma", que se utiliza da palavra, da energia, do toque, de vivências e das dinâmicas que acionem o nosso mundo interior, suscitando reflexões que contribuam para mudanças de crenças e padrões limitativos.

Considerando que o trânsito mensal do Sol aciona com mais intensidade a energia de cada signo, podemos com isso senti-lo melhor ao trazermos à tona aspectos da personalidade que em outros momentos não acessamos com a mesma facilidade.

Desvendar a luz e a sombra de cada energia planetária, ou seja, entrar em contato com o lado positivo e negativo de tendências pessoais, sem medo, sem culpa, sem críticas nem julgamentos, e incorporar conscientemente o melhor que absorvermos de tudo isso, é a nossa tarefa de vida. Fazemos isso trabalhando, nos relacionando, tendo amigos, buscando identificação e sentido em algo e vivendo... simplesmente vivendo.

A proposta deste espaço de ASTROTERAPIA no Jornal Jeri On-line , é trazer informações que nos levem a refletir um pouco mais sobre a vida percebendo a energia do signo do mês, não apenas para as pessoas que nasceram sob esse signo, mas em nossa vida, já que carregamos a energia de todos os signos dentro de nós, para realizarmos o melhor possível à essência solar na qual nascemos.

Por exemplo, quem nasceu no signo de Câncer, além de sentir e acolher, pela sensibilidade natural que carrega dentro de si, também precisa saber lidar com a segurança material e a ter mais consciência de autovalor. Precisa desenvolver o TER e o cuidar de si. Quem vai contribuir para isso, não apenas para os cancerianos, mas para todas as pessoas, é o aspecto taurino da natureza humana, porque Touro é terra, é estrutura, é segurança, é corpo, é beleza.
Aqui nesse espaço vamos procurar ampliar a percepção de cada signo mês a mês através de textos sobre o signo do mês, vídeos, letras de músicas, dicas do planeta regente do mês para todos os signos (um horóscopo mais direcionado), sugestões de relaxamento, de meditação, reflexões filosóficas e muito mais...





 


O SOL agora ilumina o signo de TOURO

 

E eis que o Sol agora ilumina o signo de TOURO. Todo ano isso ocorre mais ou menos entre os dias 19 de abril e 21 de maio. Quem nasceu nesse período incorpora as características taurinas na sua essência, mais do que qualquer outro signo, tendo como missão principal à busca de segurança e estabilidade, interna e externamente.


A ti Touro Eu dou o poder de transformar a semente em substância. Grande é a tua tarefa e requer paciência, pois tem de terminar tudo o que foi começado, para que as sementes não sejam dispersas pelo vento. Não deves assim, questionar, também não deves mudar de idéia no meio do caminho, nem depender dos outros para a execução do que te peço. Para isso Eu te concedo o dom da força. Trata de usá-la sabiamente.


Touro é o arquétipo da determinação, da precaução, da tolerância, da paciência e da força física para realizar. Também do conforto, da satisfação e do prazer. Como é um signo de Terra, confere aos taurinos muita disponibilidade para elaborar e construir de forma objetiva e eficiente tudo o que diz respeito ao lado prático da vida. Sendo fixo, voltam-se mais a um único objetivo, com grande capacidade de estabelecer metas a serem concretizadas a curto, médio e longo prazo. Mudanças em geral não são bem vindas, sejam essas lentas, rápidas ou moderadas. Touro é um signo feminino ligado à natureza e regido por Vênus, o planeta do amor e da beleza, o que torna o taurino o mais receptivo, sensorial, afetivo sensual e sociável signo do elemento Terra.




 


Todos nós precisamos de Segurança


 

Com o Sol transitando no signo de Touro é tempo de refletirmos um pouco mais sobre busca de segurança, de valores, sobre nosso desejo de crescimento material e de prosperidade. Como anda a sua consciência de valor... seu autovalor? Quanto tem se valorizado no trabalho, nas suas relações afetivas e na vida? Como tem cuidado de si, se dado mais amor, mais prazer...?

Este é um período de fertilização e crescimento, quando a terra começa a florescer. As sementes plantadas em Áries agora vão germinar e começar a crescer. Idéias concebidas durante o signo anterior são desenvolvidas e tomam forma no mundo material. A energia de Touro é lenta, constante, nutritiva, estabilizadora, tátil, duradoura, proveitosa, aquisitiva. Touro simboliza o aspecto yin, o feminino da natureza. Touro representa a manifestação, o impulso de se estabelecer uma união criativa por meio da qual algo tangível e permanente possa ser construído.

Essa é a época de transformar idéias em realidade, de aplicá-las na prática. Use seus recursos – talento, dinheiro e habilidades físicas – para produzir algo funcional e duradouro. Considerações financeiras e materiais podem se tornar o foco nesse momento. Enquanto o Sol estiver em Touro, examine seus valores e as coisas que ampliam o seu mérito pessoal. Preste atenção à beleza, vivencie o reino sensorial, curta o seu corpo, estabeleça vínculos com outras pessoas, seja criativo (a.)

Aqui vão algumas dicas básicas e sugestões de como cada signo poderia aproveitar o máximo do trânsito do Sol em Touro, re-pensando, principalmente sobre o autovalor e a segurança material em suas vidas:

Áries – Como você prima por utilizar a sua criatividade com liberdade e independência pode não ter muita paciência para levar até o fim as coisas que começa ou mesmo valorizar as próprias idéias ao ponto de ver nelas possibilidades de mudança de vida. Aproveite a energia do trânsito do Sol no signo de Touro para arregaçar as mangas e trabalhar a partir das boas oportunidades que fareja. Procure unir sua intuição com o recurso da praticidade que também existe dentro de você, e se aproprie com mais entusiasmo do seu potencial realizador, especialmente durante essa fase.

Touro – Valorize os seus talentos, ouça a sua própria voz, cante para relaxar. O trabalho é importante, mas ele não pode ser vivido apenas pela tensão de fazer dinheiro, ou pelo medo de não adquiri-lo. Dessa forma você pode acabar enrijecendo o corpo e travando seu potencial criativo. Esse é o mês do seu aniversário, por isso se presenteie com a beleza. Compre uma roupa nova, vá ao salão, dê um trato especial no cabelo, nas unhas, na pele, no visual. Honre Afrodite, a deusa que lhe rege e se perfume. Propicie a mesma beleza no seu ambiente. Isso renovará sua energia e lhe permitirá começar esse novo período com mais força, consciência e amor por si. Feliz Ano Solar!!!

Gêmeos – Se incorporar à sua vida a organização e disciplina necessárias, esse mês do Sol em Touro poderá ser excelente para você fazer dinheiro. Se tem estado com suas contas em ordem, se tem trabalhado honestamente, esse é tempo de colher. Para você objetividade é uma palavra de ordem necessária a qualquer tempo. Agora, procure dar um sentido prático a sua curiosidade e necessidade de conhecimento. Você estará sendo posto (a) a prova por isso procure primar pela integridade das suas ações. Não adianta querer correr para queimar etapas, pois o que começa errado sempre termina errado. Agilize, pois o tempo é bom para ganhar mais.

Câncer – Sua intuição estará mais aguçada nos próximos dias. Aproveite para prestar mais atenção às suas necessidades emocionais. Você que já gosta de casa poderá estar mais caseiro (a) ainda do que em outros momentos. O trânsito do Sol no signo de Touro aumenta a sua necessidade de cuidar. Aproveite para cuidar mais de si mesmo (a). Procure se nutrir, se amar, dar para você mesmo (a) o que vive distribuindo por ai, aos outros. Arrume sua casa, crie um ambiente mais aconchegante e seguro para você. Se já vem fazendo o seu “pé-de-meia” talvez seja um tempo de começar a investir num novo imóvel, mais espaçoso, mais bonito... Se não for o caso de mudar de casa, veja o que precisa mudar ou renovar no lugar onde vive. Tudo isso em nome da sua segurança, principalmente interior.

Leão – Com o Sol transitando no signo de Touro você poderá experimentar um período bastante promissor a nível profissional, de retorno pelos investimentos que tem feito na carreira, ou em projetos nos quais há muito tem investido com esforço, cuidado e determinação. Apesar das tensões e cobranças naturais a quem trabalha em excesso, todos ao seu redor poderão se beneficiar com os louros do seu sucesso. Mas precisará aprender a se dividir com outras áreas da vida também, afinal, nem tudo é trabalho. Podem haver outras pessoas ou situações carecendo da sua atenção, filhos, marido/mulher, amigos, casa, lazer, prazer e até você mesmo (a).

Virgem – Segurança para você agora pode ser também cuidar do corpo. Pense em tudo que precisa mudar para incorporar ao seu cotidiano qualidade de vida. Touro e Virgem são energias de Terra extremamente harmônicas. Ambas estão relacionadas ao trabalho e a criação de estrutura. Mas o trânsito de Sol em Touro pode lhe trazer vontade de menos esforço, mais objetividade e qualidade na execução das tarefas. Então, aproveite para organizar as coisas e facilitar a vida. Faça um movimento de corpo, caminhe, corra, exercite. Alimente-se melhor, dedique-se um pouco mais a criação de cardápios rápidos, mais saudáveis e naturais para desintoxicar o organismo. Cuide das plantas, mexa na terra. Seja mais otimista, não se exija tanto e relaxe. Reconheça o seu valor nas pequenas tarefas e sorria mais prazerosamente.

Libra – O início do trânsito do Sol em Touro pode lhe trazer um certo cansaço e baixa da vitalidade. Se estiver sozinho (a) isso pode significar um desconfortável sentimento de solidão, de carência, de abandono. Apesar da necessidade de ter consciência de que isso é um trânsito, um período que vai passar, é importante prestar atenção aos sentimentos que vêm à tona neste momento. É sempre bom lembrar que os trânsitos planetários por si só não causam sofrimento a ninguém. Eles apenas acionam a memória de dores que só vem à tona, se ainda permanecem as feridas dentro de cada um. Libra é um signo de parceria. Sendo assim, segurança e sentimento de valor estarão presentes sempre que as relações estiverem sendo vivenciadas ou renovadas nessa energia. O sentimento de posse ou mágoa alimentada só impede o fluir mais harmonioso das relações.

Escorpião – Sendo Touro a outra polaridade de Escorpião, uma das questões que esse momento pode acionar é a necessidade de abrir mão, de sair do controle de coisas, pessoas ou situações que já não são mais necessárias. Transforme alguns dias desse período em “dia da faxina” e aproveite pra jogar fora tudo o que vem acumulando e que não tem realmente mais utilidade. Se for difícil desapegar, ao menos transforme os acúmulos em algo mais aproveitável. Isso serve também para gordurinhas extras. Faça algum movimento novo e renasça para a vida. É preciso um esforço maior agora para lidar de forma mais satisfatória com as questões financeiras. Esteja atenta (a) a tendência à compulsão do consumo, da comida e do sexo. Tudo em demasia com o tempo acaba se tornando prejudicial.

Sagitário – Vale a pena agora acreditar e se lançar. Confie na sua intuição e mantenha a sua fé em dias melhores. É isso que poderá se transformar em sorte neste período de transito do Sol em Touro. Isso pode significar, por exemplo, um pouco mais de dinheiro, um contato com alguém que de repente abre novas oportunidades, um antigo projeto que pode ser viabilizado... Como a auto-estima e a autoconfiança estarão em alta é um período que pode acionar muito mais a sua criatividade. Mas isso só funcionará para os que têm fé em si e na vida. Para aqueles que encaram as pedras no caminho como desafios que devem ser ultrapassados, que não abaixam a cabeça para qualquer coisa.

Capricórnio – Lidar com o mundo material pode ser um eterno desafio para você, pois ao mesmo tempo em que tem energia bastante para produzir e realizar coisas boas, vive a duvidar da sua própria capacidade e a temer suas ambições. Precisa resolver isso dentro de você, pois tem grande potencial de crescimento, apesar de viver se sabotando, por medo de usufruir daquilo que existe além do seu esforço. O trânsito do Sol em Touro pode ser um excelente momento para entrar em contato com as suas necessidades materiais, procurando ir um pouco além das suas conquistas até aqui. Nunca duvide de que o seu sucesso virá e que depende apenas da sua disciplina perseverança e paciência.

Aquário – Sua meta é a liberdade. Todas as vezes que estiver vivendo situações onde se sinta aprisionado (a) e tolhido (a) de expressar suas idéias e potencial criativo, isso será um problema para você. Neste mês que o Sol está transitando em Touro aproveite para refletir sobre esse desejo que lhe move, com o intuito de mudar algumas práticas que já estejam ultrapassadas. Liberdade é a capacidade de se assumir possibilidades de escolhas e precisa ser uma conquista. Ninguém conseguirá lhe oferecer a liberdade que você mesmo não ousa se dar. Quando conseguir harmonizar esses princípios dentro de você, seu fluxo criativo lhe permitirá usufruir a segurança material na exata proporção do que deseja e precisa, e de forma muito mais espontânea.

Peixes – O trânsito do Sol em Touro poderá ser um período muito interessante para os piscianos trazerem mais centramento e objetividade na expressão da sua criativa, sentimentos e emoções. A harmonia entre essas duas forças possibilita um período de ordenação satisfatória do cotidiano. Uma energia de praticidade que pode ser muito importante para os piscianos tirarem as lentes cor-de-rosa e enfocarem suas vontades com mais determinação. É tempo de tirar os pés da água e andar sobre a terra, pisar firme e realizar. Criatividade é a palavra de ordem agora, o tempo é para se colocar as mãos na massa e começar a realizar antigos sonhos. No amor isso pode ser muito bom, pois além do clima favorável ao romance o mês poderá trazer mais estabilidade e sensualidade para os piscianos recarregarem suas baterias.




 


Consciência Corporal

 

Da mesma forma que precisamos ter cada vez mais consciência ecológica para preservar e não desistir de lutar pela vida do nosso planeta, devemos sempre desenvolver a nossa consciência corporal. Consciência corporal é incorporar ao nosso dia-a-dia uma filosofia de qualidade de vida, cuidando de tudo que nos faz bem física, mental, emocional e espiritualmente. Cuidar de nós mesmos, nos apropriar dos nossos valores pessoais, a partir do corpo que temos. Esse é um passo muito importante para que possamos ampliar cada vez mais a nossa consciência de valor e auto-estima. Um corpo bem cuidado tem energia e responde com mais segurança às solicitações da vida. Quando honramos o nosso corpo, sabendo colocá-lo a serviço da nossa Alma, passamos a louvá-lo, dignificá-lo e principalmente amá-lo melhor.


O que é qualidade de vida pra você?


Essa terminologia tão presente ultimamente, tem algo de subjetivo, já que são muitos os fatores que influenciam na qualidade de vida das pessoas. Pode depender em cada um, da própria visão do que seja o seu ideal, da herança familiar e cultural, da fase da vida que se encontra, da expectativa em relação ao futuro, das possibilidades, do ambiente, da visão que tem do mundo, dos relacionamentos... O ponto pacífico é que, enquanto humanos, precisamos do mínimo necessário - onde morar, o que comer, ter saúde e liberdade de escolhas. Com pelo menos isso, temos alguma qualidade de vida. E aí... você tem conseguindo? Espero que sim. Infelizmente somos a raça que mais detona o planeta e que se autodetona. Comemos muita porcaria, passamos longos períodos de sedentarismo, nos preocupamos demais, sofremos demais, temos dificuldades com limites, desrespeitamos muitas coisas importantes. Ao longo da vida vamos desenvolvendo uma série de práticas que acabam é por comprometer nossa tão necessária qualidade de vida. Será que isso tem jeito?..


Saúde


As áreas sensíveis dos taurinos são: garganta, pescoço, orelhas, esôfago, tiróide, faringe, cordas vocais, laríngeo, lábios, amídalas, glote, epiglote, paladar, sistema linfático, cerebelo, vértebras cervicais, ouvidos e seu sentido. Por reger a garganta e o pescoço, os taurinos são especialmente vulneráveis a resfriados e calafrios. Confere problemas de voz, garganta e pescoço, sujeito a gânglios, tumores, difteria, sufocação, abscessos, qualquer coisa que afete entre a boca e a base do pescoço. A glândula taurina é a tireóide e qualquer disfunção desta provoca sérios problemas de peso. Rege também os hormônios e os rins. Recomenda-se o consumo de aipo, pois este ajuda a vencer problemas causados pelo excesso de peso.

Touro rege a Voz

 

Como Touro rege a garganta e as cordas vocais, é comum encontrarmos taurinos com uma voz muito bonita, segurando microfone, falando e cantando por aí. Tem aqueles cantores só de banheiro também... Mas, tudo bem!!! O importante é botar a voz para fora e experimentar o canto como terapia de prazer. Já andei perguntando a muitos taurinos se gostavam de cantar, somente por ouvi-los expressando aquela voz maravilhosa, mas é muito comum também responderem que não gostam, por insegurança, por acharem que não tem jeito para a coisa, ou que a voz é feia, é desafinada...

Tem muita gente com dificuldade de se reconhecer, em perceber os próprios talentos, em se permitir usufruir de coisas que poderiam colocar em prática potenciais latentes, de forma muito simples, sem grandes custos e ainda desfrutar de um grande prazer. Afinal, cantar é maravilhoso!!!

Mas, porque é que tem tanta gente que canta, que tem uma voz encantadoramente linda e nem nasceu sob o signo de Touro?

Se formos ver lá no Mapa Astral de uma pessoa assim, provavelmente tem algum outro planeta sem ser o Sol, no signo de Touro – um Ascendente Touro ou ênfase neste signo, sugerindo dentre outras coisas, potencial artístico, talento musical, criatividade, que pode ser com a voz. É esse, por exemplo, o caso da soprano cearense Fernanda Fialho, uma escorpiniana de Lua em Touro, com apenas 22 anos, que dentro em breve fará valer o seu Ascendente Sagitário encantando o mundo com a sua linda voz (previsão minha), tamanho o seu talento musical e potencial artístico. Confiram no link abaixo o recitativo para soprano, componente da peça “Passion Domini Jesu Christi” de Leandro Cavalcante, Interpretado por Fernanda.

http://www.youtube.com/watch?v=ct0pYKuM9Sw

E então??? No mês de Touro, que tal malhar mais a voz? Coloque música na sua vida – entre num grupo musical, ouça canções, se inspire e cante, trabalhe com música, medite com música, faça “OM” e descubra sonoridade na sua própria voz.

Procure também prestar atenção no quanto tem se calado. Nas vezes que tem deixado de dizer o que é necessário ou o que pensa, por medo, insegurança, por desejo de que reine uma falsa paz. Se durante esse período em que o Sol estiver transitando em Touro a sua garganta insistir em doer, procure refletir um pouco sobre o que não tem dito, que pode estar somatizando nas suas cordas vocais.






 


A Casa Própria


 

A necessidade de segurança dos taurinos é tão forte que desde cedo na vida vão batalhar para TER. Precisam de dinheiro, precisam de bens, precisam de coisas que promova beleza e propicie conforto. Não é por acaso que este signo é também conhecido pelo “complexo da casa própria”. Como a casa é uma estrutura muito importante como símbolo máximo da segurança, desde cedo os vão trabalhar ou se envolver em negócios rentáveis, para realizar o sonho de ter o seu lugar, o seu “porto seguro”... Como normalmente são ambiciosos, tendo essa estrutura básica realizada, vão querer aumentar os bens e garantir também o futuro dos seus herdeiros, comprando mais imóveis. O sonho do taurino é de acordo com a sua realidade de vida, pode ser um pedacinho de terra, um casebre, um sítiozinho ou uma grande fazenda, onde possam criar animais, plantas, árvores frutíferas, tudo isso visando também envelhecer com estabilidade e segurança.

Mas é preciso ter paciência, perseverança, determinação e capacidade de observação para construir o que sonhamos. É isso que a energia de Touro ensina a todos nós.


Paciência só para o que importa de verdade.
Paciência para ver a tarde cair. Paciência para sorver um cálice de vinho. Paciência para a música e para os livros.
Paciência para escutar um amigo.
Paciência para aquilo que vale nossa dedicação.
(Martha Medeiros)


http://www.youtube.com/watch?v=sXmWAOIWg3w

 

Paciência
Composição: Lenine e Dudu Falcão

Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
A vida não pára...

Enquanto o tempo
Acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora
Vou na valsa
A vida é tão rara...

Enquanto todo mundo
Espera a cura do mal
E a loucura finge
Que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência...

O mundo vai girando
Cada vez mais veloz
A gente espera do mundo
E o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência...

Será que é tempo
Que lhe falta prá perceber?
Será que temos esse tempo
Prá perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara
Tão rara...

Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
Eu sei, a vida não pára
A vida não pára não...

Será que é tempo
Que lhe falta prá perceber?
Será que temos esse tempo
Prá perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara
Tão rara...

Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
Eu sei, a vida é tão rara
A vida não pára não...

A vida não pára!...
A vida é tão rara!...


Paciência não é preguiça

Em Touro é preciso considerar a palavra “rítmo” e a frase “rítmo próprio”, que aqui tem a ver com movimento regulado, com uma certa cadência, com um jeito de ser que é mesmo muito peculiar aos taurinos. Admiro e até invejo aquele ritual da soneca depois do almoço que esses seres respeitam como ninguém, para recarregar as energias e retomar o rítmo na segunda parte do dia.

Lembra do Touro Ferdinando?


Nascido gordo, forte, bonito destinava-se a ser feroz e reprodutor. Ferdinando no entanto, era uma criatura adorável, que passava seu tempo cheirando as flores, ouvindo os pássaros, sentindo a brisa. Não fazia quase nada, contentando-se com pouco e sentindo-se em casa no meio das pastagens. Manso como uma vaca, pastava e engordava, não usava todo seu potencial, para desespero do dono da fazenda. Até que um dia, passeando no campo florido, sentou-se para cheirar as flores. Numa delas havia uma abelha, que picou Ferdinando justamente nos genitais, rompendo sua placidez e o pondo a correr rumo afora, derrubando cercas e fazendo com que usasse, afinal, seu potencial represado.

Como Ferdinando, todo taurino é passivo, tranquilo, geralmente bonitos e desejam uma vida pacata, dentro de um rítmo estável. Mas tal qual Ferdinando, um dia encontram uma abelha que os obriga a sair do ritmo, a romper com o ciclo repetitivo que muitas vezes os impede de ser e fazer um pouco mais. São as abelhas em forma de pessoas ou circunstâncias que estimulam as grandes transformações e mudanças radicais na vida dessas pssoas. Benditas abelhas!!!.


E por falar em abelha, você sabia que o mel de abelha também é afrodisíaco?

O mel no suco ou nos molhos estimula os hormônios sexuais e dá energia extra para quem passou um dia estressante no trabalho. Consuma-o à noite para deixá-la mais sexy.

(Nutricionista Gabriella Guerrero Pereira)

Vênus – A Lente do Amor Sensual

O signo de Touro é regido pelo planeta Vênus, o planeta do amor, que no nosso Mapa descreve a linguagem afetiva que nos encanta, o que nos agrada, a forma como damos e como gostaríamos de receber afeto. É onde mais diretamente procuramos satisfazer os desejos de natureza física ou instintiva, apetites indulgentes como comida e sexo, e necssidades básicas como conforto e segurança.

Vênus-Touro não vive sem amor. Para os taurinos a vida não tem sentido nem sabor sem um forte envolvimento afetivo. É o amor em todas as suas modalidades, dando, recebendo, partilhando. O(a) parceiro(a) tem que agradar os cinco sentidos, e se possível num relacionamento duradouro e com intensa troca de prazeres. A beleza também precisará estar presente no ambiente, o amor tem que ser bonito, numa ambientação charmosa e confortável.

Sensualidade

Os taurinos são muito sensuais. Como a função principal aqui é a sensação, para eles o amor tem que ser sentido e degustado em todos os aspectos. Tem que ter muito toque, cheiro, lambidas, beijos, beleza, gemidos e sussurros. Todos os sentidos precisam ser ativados.

E aqui mais uma dica bem excitante: Massagem Tailandesa

Providencie um óleo perfumado, preferencialmente de aromas sensuais como ylang ylang, cereja, chocolate, framboesa; um lenço para vendar os olhos; uma música suave e sensual; velas aromatizadas e coloridas. O início da massagem é somente com suas mãos tocando suavemente, primeiramente toda a parte das costas. Procure sentir o prazer de acariciar seu(sua) parceiro(a) longa e profundamente. Depois de explorar cada parte das costas, vire-o(a) de frente e continue no mesmo ritmo, durante o tempo que quiser. Num segundo momento do ritual da massagem o óleo deve ser salpicado em você também. Agora vá deslizando suavemente e em movimentos circulares, leves e sensuais, o seu corpo no corpo do(a) parceiro(a). Quanto mais tempo levar nessa brincadeira, maior o tesão e o prazer.
O trânsito do Sol no signo de Touro convida todo mundo a encontrar o seu momento de viver a sensualidade, a criar noites especiais para o amor. Aproveite então o período para prestar mais atenção às necessidades do seu corpo.

O trânsito do Sol no signo de Touro convida todo mundo a encontrar o seu momento de viver a sensualidade, a criar noites especiais para o amor. Aproveite então o período para prestar mais atenção às necessidades do seu corpo.

“Como Água para Chocolate”

http://www.youtube.com/watch?v=KqGbSjByRqc


Taí um filme bem legal para quem quiser compreender um pouco mais sobre a essência do signo de Touro. O seu lado sensual, apaixonado, sedutor, vingativo, ciumento, sexual, família. Leia abaixo a sinopse do filme “Como Água para Chocolate”. Se não viu ainda, assista, pois vale a pena... ver ou re-ver.


Breve Sinopse: No início do século XX, numa fazenda mexicana, na fronteira com o Texas, Tita (Lumi Cavazos), a quem foi negado o direito de se casar, por ser a filha mais nova, e ter que permanecer ao lado da mãe Elena (Regina Torne) para cuidar dela, vive um amor ardente de paixão, contido, apesar de correspondido, por Pedro (Marco Leonardi), o qual acaba aceitando casar-se com sua irmã Rosara (Yareli Arizmendi), apenas para permanecer perto da mulher que ama. Tita, que crescera nos braços de Nacha (Ada Carrasco), cozinheira da fazenda, envolta nos aromas mágicos da cozinha, e orientada pela sabedoria desta, desenvolve o dom como ninguém, transpondo para os alimentos todas as suas emoções, e destes, pra os comensais. É o que acontece quando, sem querer, derrama lágrimas sobre a massa do bolo de casamento de Rosaura com Pedro, e causa em todos que o experimentam, além de uma extrema comoção, uma incontrolável ânsia de vomito. Já para as codornas com molho de pétalas de rosa (as quais lhe haviam sido oferecidas por Pedro), Tita transfere toda a sensualidade, no despertar da recordação do grande amor de cada um que se delicia com este prato, que potencializa e exaltação deste sentimento, e faz desabrochar toda a libido. É neste momento que, Gertrudis (Claudette Maillé), contagiada pelo sentimento impregnado no molho, e exalando em toda a sua plenitude o odor das rosas, atrai para si o capitão revolucionário, e foge com ele, para profundo desgosto da mãe, e conquista da sua própria liberdade. Desde os biscoitos de nata, ao “mole” (prato típico mexicano), todos os alimentos são preparados, envoltos num ritual onde a magia do elo alimento/vida, aroma/perfume, sabor/sensação, textura/sensualidade... se exacerba numa magnitude que deleita o paladar da alma.

Uma das formas do prazer de Touro é a comida. Já vi várias pessoas com Sol, Lua, Ascendente, Meio do Céu ou ênfase em Touro gemerem, literalmente gozarem, diante do prazer de degustar uma boa refeição, principalmente se for preparada por eles. A comida exerce uma magia fantástica. Não é por acaso que muitos Gourmets se enquadram tão bem nessa tipologia.

Uma delas é Silvia Lima Verde, para mim apenas Silvinha, uma Chef Internacional, que vive há alguns anos em Jericoacoara, fazendo pessoas do mundo todo experimentar o prazer de suas delícias culinárias. Silvinha tem Touro no Meio do Céu de seu Mapa Astrológico, indicando todo talento e criatividade que sempre acompanhou sua trajetória, e que hoje manifesta-se em sua melhor expressão na arte da gastronomia. Abaixo uma das receitas que presenteou por considerar perfeita para a energia do mês de Touro. Como ela mesma coloca:

“a maneira com que os ingredientes são temperados separadamente para que cada um adquira seu próprio sabor certamente agradará os taurinos e com a mistura delicada e colorida vai ter a beleza que Vênus, regente de Touro, deseja.”




 

CONCHAS DO SOL
(salada feita com macarrão de conchinhas)

Ingredientes:
250g de macarrão conchinhas cozido ao dente
200g de mussarela de bufala ou mussarela comum
sal e pimenta do reino moida na hora
1 colher de oregano seco
7 colheres de sopa de azeite de oliva
5 tomates maduros mas firmes
6 ramos de manjericão

Molho:
1 dente de alho
sal e pimenta do reino
1 colher de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de alcaparras
8 ramos de salsinha bem picados


Modo de Fazer:

Cozinhe o macarrão com 1 pouco de sal na água e escorra;
Coloque 2 colheres de sopa de azeite e deixe que esfrie;
Corte a mussarela em cubinhos e tempere com pimenta do reino, orégano e 1 colher de azeite e reserve para tomar gosto;
Corte os tomates também em cubos pequenos e tempere com sal, pimenta do reino e 2 ramos de manjericão picado;
Na saladeira coloque o dente de alho espremido, sal, pimenta do reino 4 colheres de azeite, o suco de limão, o resto do manjericão picado e as alcaparras lavadas e escorridas, misturando tudo bem;
Acrescente o macarrão vá misturando e juntando a mussarela, os tomates delicadamente e, para finalizar, salpique a salsinha bem picada por cima.

Sirva numa saladeira de barro para que tenha o toque da Terra.
 

 

 


Touro – Casa II – Dinheiro

 

Para saber como lidamos com nossos recursos materiais e como o que temos reflete o que somos, é necessário um mergulho no Mapa Astrológico. O signo solar por si só não é indicador de riqueza ou falta de prosperidade material em ninguém. Existem taurinos ricos, que só pensam em dinheiro, existem outros que têm sérias dificuldades de se estabelecer nessa esfera da vida.

O Mapa é dividido em Casas que representam campos básicos de atividades. Cada casa astrológica tem um significado que será modificado de acordo com o signo, os planetas e os aspectos que fazem a partir dela. Pelo fato da aquisição de recursos materiais exigir esforço firme, constante e muita consciência de valor, é natural que relacionemos essa Casa ao signo de Touro. É a Casa II que descreve aquilo que possuímos ou esperamos possuir, assim como os recursos ou atributos que quando desenvolvidos nos darão um sentido de substância, valor, merecimento, segurança e garantia. Para a maioria de nós isso significa dinheiro. Com o dinheiro criamos a ilusão de que se pode ser feliz possuindo tal ou qual coisa.

Mas, a importância do dinheiro vai muito além do que ele pode comprar. Ele está presente em todos os momentos de nossa vida e envolve educação, religião, saúde, governo, trabalho e ainda influi fortemente em nossas relações. Quem nunca ouviu falar de casamentos e amizades abalados por crises financeiras? Quase todas as pessoas, trabalham por dinheiro e utilizam-no para comprar as coisas de que precisam. Muito raros são aqueles que podem ter uma boa vida sem isso. Os que têm mais dinheiro comumente são invejados pelos que têm menos... É assim desde que o mundo é mundo. Afora um ou outro que não se preocupa tanto assim com isso, a maioria das pessoas procuram incessantemente formas de ganhar mais do que ganham. É bem verdade que existem aqueles que dão mais valor ao trabalho que executam que ao dinheiro, mas até mesmo esta minoria necessita do “dimdim” para viver. Para qualquer pessoa que deseje entender o significado de sua própria vida, é muito importante e necessário compreender o dinheiro como uma energia, pois ele é um espelho que refletirá sempre a nós mesmos.

Já refletiu sobre isso?

Pois vamos aproveitar enquanto o Sol está hospedado no signo dos valores para pensar com mais profundidade e mudar algumas práticas, se for o caso, para viver a energia monetária com mais serenidade.


Desapegue

O acúmulo de objetos, de coisas úteis ou não, ao longo do tempo pode causar uma tremenda desordem no ambiente em que vivemos ou trabalhamos. Livros, revistas, quinquilharias de usos diversos, coisas que nos despertam curiosidade e que vão sendo guardadas como necessárias, de repente chegam a um ponto que começa a afetar nosso desempenho e até mesmo a nossa saúde, e às vezes nem nos damos conta disso. Como anda sua casa? Sente prazer estando nela do jeito que está? Tem alguma parte do seu ambiente que precisaria ordenar melhor? Tudo que você tem na sua casa é necessário? Há quanto tempo não faz aquela “operação bota-fora”, jogando no lixo, dando ou trocando coisas que não sejam mais úteis para você? Sabia que o ato de guardar coisas está relacionado ao instinto de autopreservação e que pode sugerir a existência de muita insegurança diante da vida? Quem tem hábito de amontoar coisas, pode precisar de estímulo para aprender a sair do controle disso, pode necessitar encontrar novas práticas que os torne mais seguros, confiantes em si mesmos e livres.


Deixe Ir

Como tudo a nossa volta, os ciclos são constantes e todos os dias a vida nos dá alguma oportunidade de renovação. Onde há morte, há renascimento. Estando vivos morremos também quando aprendemos a desenvolver o desapego. Precisamos desapegar de algumas coisas, conscientes de que elas existem para que possamos viver um pouco melhor. Não somos as coisas que utilizamos ou usufruímos. Precisamos desapegar de pessoas, porque ninguém é propriedade nossa. Ninguém é eterno e os encontros são oportunidades de nos vermos com outros olhos. Vivemos experiências junto com outras pessoas, temos tarefas a serem cumpridas, mas cada um precisará trilhar seu próprio caminho. Precisamos aprender a desapegar dos afetos, a viver nossos amores sem estar no controle de nada nem de ninguém.. Precisamos desapegar de dores, mágoas, culpas, precisamos perdoar, transformar sentimentos que nos impedem de ser livres, verdadeiros e mais felizes. A finitude é um fato inexorável. Então, que viver seja um exercício consciente de presença e soltura, para que tiremos de cada encontro e experiência, apenas o melhor.


Meu Jardim



To relendo minha lida, minha alma, meus amores
To revendo minha vida, minha luta, meus valores
Refazendo minhas forças, minhas fontes, meus favores
To regando minhas folhas, minhas faces, minhas flores

To limpando minha casa, minha cama, meu quartinho
To soprando minha brasa, minha brisa, meu anjinho
To bebendo minhas culpas, meu veneno, meu vinho
Escrevendo minhas cartas, meu começo, meu caminho

Estou podando meu jardim
Estou cuidando bem de mim
(Vander Lee)

Não nos apressemos em tempo de renovação. O exercício de estar presente, em tudo, é fundamental. Encontre o seu ritmo, o seu tempo...
É preciso dar uma parada, rever as coisas, reorganizar a vida, re-pensar os próximos passos, jogar coisas fora, retomar de onde vale a pena, manter e nutrir somente o que faz a gente crescer... se sentir melhor. Podar nosso jardim, desapegar de pessoas e situações que não nos servem mais, jogar fora sentimentos e pensamentos, rever as ações que só atrasam a vida. Cuidar melhor de nós mesmos. Dentro do nosso tempo e ritmo, alcançaremos o ajustamento necessário para fazer valer nosso Sol, a essência daquilo que verdadeiramente somos nós.

 

KITAH SOARES - Filosofia, Astrologia e Tarô para o Autoconhecimento - Cursos e Consultas
Fones: (85) 8779.8490 e 3234.4992 –
E-mail: kitahs@gmail.com SKYPE: kitahs@2009

A PAZ que desejo no mundo começa dentro de mim - SEJAMOS PAZ!!!
http://www.youtube.com/watch?v=MY5wxOhlPig

 

 

Voltar ao topo

 

YOGA - MANTRAS



Hoje no Ocidente existe muitas praticas corporais que se auto-titulam yoga.
Na realidade são partes do Yoga, que literalmente significa união.

Ao dar inicio a uma pratica, mas do que mover o seu corpo, você esta se convidando a unir-se a sua forma mais pura, a inteligência que o faz mover-se, sentir, pensar e viver. Yoga é um estado de consciência. Você não o faz... simplesmente o experiencia.


O maior objetivo de praticar Yoga e a libertação
(Moksha), o livrar-se de todas nossas amarras,
nossos vícios mentais, emocionais e corporais,
todo tipo de sofrimento, eliminar nossos pré-
conceitos e sensações de limitação, abrindo
nosso coração para viver uma vida de verdade e
felicidade.


Praticar yoga é simples, você pode praticar a qualquer momento, basta convidar sua atenção para o seu corpo, suas sensações, de estar vivo e respirando.
Se está fazendo uma refeição está conscientemente fazendo, está mastigando e sentido sabores e texturas,ou se está dirigindo se torna consciente das mãos no volante,os pés nos pedais, enfim, você se torna presente diante de cada situação experienciada. Existem muitas ramificações dentro do Yoga que utilizam ferramentas e técnicas distintas para tipos diferentes de pessoas, você não precisa fazer posturas mirabolantes nem ficar sem respirar, levitar ou ficar sentado sofrendo “dizendo” que medita horas...
Estado de Yoga é a desidentificação com o limitado, até mesmo com o si próprio. Yoga esta além das definições. Formas que nos ligam a nossa verdadeira natureza, assim nos conectando a todo o universo a nossa volta, isso é yoga.
Consciência existencial.




 

 

 




Falando de diferentes técnicas dentro do yoga, existe uma chamada Mantra.
Do sânscrito MAN: mente e TRA: alavanca, significa “o instrumento da mente, do pensamento”. É conhecido dentro do yoga e da ayurveda, como o principal meio para curar e proteger a mente, de todas as impurezas e condicionamentos.

São ensinamentos vindos direto das escrituras mais antigas da Índia, os VEDAS, cada um com suas potencialidades.

“Os mantras nos ensinam a separar-nos das experiências e influências externas, nos levam para o silêncio e nos abrem o espaço interior. Eles
reestruturam os conteúdos subconscientes, predispõem a mente para meditar e nos conectam com o oceano da consciência-energia. Um mantra é um corpo sonoro que desencadeia vibrações sutis e poderosas no organismo... O poder do mantra está em que ele pode transformar-se, por meio da repetição correta, no objeto que representa.


A cada estado de realização corresponde um som determinado, que é a sua semente: por exemplo, o mantra Om induz à identificação com o Purusha, o Si, a Alma do Universo. O mantra Om namah Shivaya, à aproximação com o arquétipo de Shiva, etc. Dessa forma, através das diversas vibrações sonoras do universo, assimilam-se diretamente conhecimentos e experiências essenciais para atingir os estados supraconscientes.”

“Existem várias maneiras de fazer uma prática de mantras: entoando em voz alta, sussurrando ou cantarolando, repetindo mentalmente e escrevendo várias vezes, podendo inclusive, nesta opção, realizar obras de artes... Uma prática formal de mantra é realizada na postura sentada. Escolha uma de sua preferência,... Certifique-se de que as costas estejam eretas para que a corrente prânica tenha passagem livre – “Uma coluna torta é como um fio quebrado; nem sempre a conexão (com o Divino) é feita.” (p.40); e faça um gesto de poder com as mãos (mudra), entregue-se totalmente à entoação. É interessante estabelecer um limite de tempo para a entoação, e, para isso, pode-se utilizar um despertador com um som não muito alarmante. Comece com 5, 10, 15 min. e aumente gradualmente esse tempo, mas busque realmente cumprir com o período estipulado por você. Antes de começar, defina um propósito claro e objetivo, canalizando sua intenção para o que você irá fazer a seguir. Durante a entoação, esforce-se para manter a mente interessada e concentrada....Mantra tem um aspecto de exercício respiratório. Então ao entoar, você estará controlando a respiração, que além de aumentar a sua capacidade pulmonar, consequentemente lhe trará o controle das emoções, que por sua vez acalmará a mente, protegendo-nos contra o medo - "O mantra é como um escudo protetor contra tudo o que é negativo e problemático" (p.54), o mantra lhe ajuda a superar a negatividade do cotidiano...

Http://www.yoga.pro.br/artigos.php?cod=522&secao=3031

Mesmo antes que o planeta Terra surgisse, a energia do mantra já existia em um determinado estado. Newton nunca inventou a gravidade. Ele simplesmente descobriu a existência de uma energia chamada gravidade. Edison também não criou a eletricidade. A eletricidade já estava lá. O que ele descobriu foi a existência de uma certa energia chamada eletricidade. Da mesma forma, essa energia mântrica sempre existiu, mesmo antes da Criação.

Tudo está em um estado vibratório. Todas as coisas são como ondas de energia. O seu próprio corpo vibra a uma freqüência de onda específica. Você aprende a afinar-se com essas freqüências de onda a fim de obter uma energia, poder ou força específicas. O mantra é um tipo de freqüência carregada de simbolismos místicos e espirituais. A sua mente poderá eventualmente entrar em ressonância com o mantra. E nesse instante você obtém um estado de consciência cósmica ou meditação. Eis a fórmula secreta.”


http://www.yoga.pro.br/artigos.php?YogaId=d540c6335db0ba8361faf385022683b7&cod=150&secao=3031


Swami Vishnu Devanandaji, fundador do "International Sivananda Yoga Vedanta Centers" e um dos principais pioneiros na divulgação do Yoga no Ocidente, desde 1957

Mantras:
http://www.magnifica.com.br/mantras/mantras.asp

Agora lembre-se de, ao sentar-se confortavelmente para seus momentos meditativos, caso sinta vontade de entoar algum mantra, faça-o conscientemente, buscando colocar sua intenção de forma clara e verdadeira, pois assim os efeitos serão mais precisos e imediatos.

A verdade do Yoga está na atitude interior.
A sede de liberdade corre nas veias dos praticantes de coração, investigando a verdade por de traz das mascaras impostas pela sociedade, indo além do conhecimento rumo a existência integra.

Deixe o canto sair como o ar a cada exalação,
do âmago do seu SER,
de dentro do seu coração...

“Para que possamos desfrutar de nossas virtudes, é necessário que conheçamos nossos defeitos, trabalhando-os (praticando) adquirimos sensibilidade para que a comunhão com a vida seja única e verdadeira.”
Alecrim Correia

Gratidão pela diversidade, o que torna a vida tão inspiradora.

Que todos os seres sejam felizes e livres.
Que possamos cultivar bons sentimentos de verdade e passividade.
Namastê

Amor, força e Luz.

 

Alecrim Correia
Yogui, terapeuta ayurvedico e cidadão da mãe terra, agora na Índia,
estudando e vivenciando da fonte.

Voltar ao topo

Home - Turismo - Editorial - Nativos - O Paraíso Encantado - Cultura - Matérias - Newsletter

2º Edição 9/06/09 - 3º Edição 9/07/09 - 4º Edição 9/08/09 - 5º Edição 9/09/09 - 6º Edição 9/05/09

©2009 - Todos os direitos reservados Alejandra Traverso - Jericoacoara - Ceará - Brasil