SUPERVIDEO JERI








Voltar ao topo

 

 

COMO CHEGAR


COMO CHEGAR

Chegar a Jeri por se só já é um momento especial! Sentimos o afastamento da vida moderna. Em pleno “Século 21”e... Passando por vôos aéreos, ônibus via estradas, jardineira via trilhas, alguns quilômetros de praia... E mais alguns adentrando nas dunas do Parque Nacional para, finalmente, avistar a solitária luzinha do farol que guia aos visitantes até a pequena VILA DE PESCADORES de Jericoacoara.

 

Nossa rua principal tem no máximo dez quarteirões em toda sua extensão; cinco paralelas que escondem bequinhos e travessas, tudo coberto de areia que te faz sentir na praia, mesmo morando do outro lado! Afinal, estamos cercados pela natureza, rodeados por dunas móveis, lagoas temporárias, manguezais e pelo serrote encantado da Pedra Furada, é claro.

Agora se você olhar para o céu: depois de se assustar com a quantidade de estrelas, ainda vai ver uma estrela cadente! Então Cuidado!!!... porque jamais vai poder conhecer outros lugares. Será contagiado pelo amor a Jeri, pela vida simples de pé na areia e antenado com o mundo inteiro! ...onde falamos em vários idiomas e vivemos em comunhão com todos os povos. Por isso chamo Jeri de “Capital Mundial da Paz”.
Atenção para as dicas! Te preparamos um roteiro completo dos PORTÕES DE ENTRADA para facilitar tua chegada.






 

 

 

TRANSFER E PASSEIOS











 




Voltar ao topo

 

 

DICAS PARA O TURISTA


DETALHES PARA SUA VIAGEM

MALAS
- Seja criterioso ao extremo com as roupas que você vai trazer. Dê preferência a roupas que não amassam que não se sujam com facilidade e que possam ser usadas várias vezes. Jericoacoara é bem quente!!!

TRANQUE AS MALAS
- Feche sempre as malas com cadeado ou segredo. Leve sempre uma cópia da chave, guardando-a em local diferente da original.

CHEQUE SUA ETIQUETA DE BAGAGEM
- Às vezes, no check in, o atendente se distrai e digita outro destino para suas malas. Ao receber as etiquetas de bagagem, veja se o destino impresso nelas está correto.

TORNE SUA MALA VISÍVEL
- Como as malas são muito parecidas, ponha uma fita colorida ou algo parecido na sua para ajudar a identificá-la na esteira de bagagens.

BAGAGEM EXTRAVIADA OU DANIFICADA
- Não se esqueça que, se sua bagagem tiver sido danificada durante o vôo ou se tiver sido extraviada, a reclamação tem de ser feita no próprio aeroporto, antes de você sair.

CHEQUE SUA DOCUMENTAÇÃO
- Lembre de levar documentos originais. Se se tratar de menores viajando desacompanhados, verifique se está levando a autorização judicial e documento original dos menores. Cuidado com as carteiras de identidade emitidas por sindicatos e associações de classe, muito usadas por jornalistas, advogados, economistas: nem sempre elas são aceitas como documento válido de viagem. O mesmo vale para as carteiras de habilitação.

 

CHEGUE AO AEROPORTO COM ANTECEDÊNCIA
- Nos vôos nacionais, chegue pelo menos 1 hora antes da partida, especialmente se for alta temporada. Procure checar na véspera do embarque se está havendo alguma greve ou paralisação no aeroporto onde você vai embarcar; se isto estiver acontecendo, chegue ao aeroporto com o dobro de antecedência.

VOCÊ É FRIORENTO?
- Então leve um casaco leve em sua bagagem de mão. Às vezes, o ar condicionado a bordo é bem forte. Na empresa de ônibus Redenção também.

RECONFIRME SEUS VÔOS
- Em todas as viagens sempre reconfirme seu vôo de volta. Isso pode ser feito a qualquer momento. Sugerimos que isso seja feito por você mesmo no próprio aeroporto, assim que você chegar ao aeroporto de destino.

DINHEIRO
- Evite carregar notas de valores altos. Leve um ou mais cartões de crédito, mesmo que não pretenda usá-los. Nunca transporte todo o dinheiro num só lugar. Calcule o dinheiro que pensa gastar na suas férias. Em Jericoacoara não há banco nem caixa eletrônica.





 

 

JERICOACOARA



Foto: Sabrina Sansuini


DICAS PARA TURISTAS E MORADORES
A NATUREZA AGRADEÇE O COMPORTAMENTO ECOLÓGICO

• Suba o serrote a pé. Faz bem a saúde.


Foto: Cleison Silva

• No admita que alguém suba as dunas de automóvel. O ecosistema é muito frágil. A trilha formada pelos rastros dos carros favorece a erosão.

• A poluição sonora altera o comportamento dos homens e dos animais.

• Jogar lixo no mar, nas lagoas, nas dunas e na cidade compromete o ambiente em que vivemos e, principalmente, a qualidade do produto do qual dependemos.

• Não se esqueça de levar de volta as embalagens que você está trazendo. Sacos plásticos, latas, garrafas, levam séculos para serem absorvidas pela natureza. Poluem o ambiente e ficam feias na fotografia.




 

 

Um Oceano de plástico


Durabilidade, estabilidade e resistência a desintegração. As propriedades que fazem do plástico um dos produtos com maiores aplicações e utilidades ao consumidor final, também o tornam um dos maiores vilões ambientais.
São produzidos anualmente cerca de 100 milhões de toneladas de plástico e cerca de 10% deste total acabam nos oceanos, sendo que 80% desta fração vêm de terra firme.

Pesquisadores alertam para o fato de que toda peça plástica que foi manufaturada desde que descobrimos este material, e que não foram recicladas, ainda estão em algum lugar.
Segundo PNUMA, o programa das Nações Unidas para o meio ambiente, este plástico é responsável pela morte de mais de um milhão de aves marinha todos os anos. Sem contar toda a outra fauna que vive nesta área, como tartarugas marinhas e centenas de espécies de peixes.

 

E para piorar essa sopa plástica pode funcionar como uma esponja, que concentraria todo tipo de poluentes persistentes. Qualquer animal que se alimentar nestas regiões estará ingerindo altos índices de venenos, que podem ser introduzidos na cadeia alimentar humana, fechando-se o ciclo.

O que fazemos a terra retorna a nós, seres humanos.




 


FOTOGALERIA : TUTTI QUANTI


WALTER ANGELOTTI

Voltar ao topo

 

 

MEIO AMBIENTE









 




 

Home - Turismo - Editorial - Nativos - O Paraíso Encantado - Cultura - Matérias - Newsletter

1º Edição 9/05/09 - 2º Edição 9/06/09 - 3º Edição 9/07/09 - 4º Edição 9/08/09 - 5º Edição 9/09/09

©2009 - Todos os direitos reservados Alejandra Traverso - Jericoacoara - Ceará - Brasil