Voltar ao topo

 

 

FOTOS PANORÁMICAS


HELIPHOTO ART


Roberto Macedo Junior (Beto) e sua mulher, Kelly Araújo, chegaram de Fortaleza a Jericoacoara com a novidade. Um brinquedo de mais de 15.000 reais que, além de fazer piruetas no ar, tira fotos aéreas com vista panorámica.
Todo mundo na vila recebeu a idéia com entusiasmo e varias pousadas, como a Vila Kalango e a Surfing Jeri entre outras, tem agora fotos espetaculares para colocar no seus web-sites.

O helicóptero é um T-REX 600 a controle remoto que funciona com bateria LIPO (igual ao celular) e têm uma autonomia de 10 a 15 minutos. Tempo suficiente para bater fotos de tirar o fôlego.


A Vila de Jericoacoara desde o ar


Panorámica da praia


“Todo começou como um hobby. Eu tenho 5 helicóteros pequenos que fazem vôos em 3D. Num deles acrescentei um suporte ou grua que leva a câmera Cannon. Temos, simultaneamente, dois controles: um para o piloto e outro para a Kelly quem comanda a câmera. Usamos também o sistema Wireless, que tira fotos pelo computador e requer uma antena direcional para o helicóptero”, explica o Beto.





 

 



Duna do Pôr-do-Sol


Barcos de pescadores

Com espirito visionário viu uma carência no mercado e acabou investindo. Começou tirando fotos de Hotéis e Pousadas do Litoral Leste. Já vendeu muitas fotos aéreas de terrenos para empresas construtoras, que as utilizam para fazer maquetes eletrônicas.


Coqueirais na rua das Dunas

HELIPHOTO ART
betomacedojr@heliphotoart.com.br

Contato: (85) 3459 8313
Celular: (85) 9955 4595

 





Voltar ao topo

 

 

KEFIR DE ÁGUA


O Elixir da Vida

O Kefir (“Kephir” ou “Kefyr” - pronuncia-se “kef ir”) é uma bebida feita a partir da fermentação do leite vegetal ou animal, em temperatura ambiente, entre 10°C e 25°C, por uma colónia de lactobacilos e leveduras, conhecida como "grãos de kefir".
A palavra deriva do turco keif, que pode ser traduzida como “bom sentimento” ou “sentir-se bem”. Originário do Cáucaso, foi introduzido no resto do mundo, apenas, no início do século XX.
O preparado pode ser feito com água, com todo o tipo de leite de origem animal; e também, a partir do leite de origem vegetal (de coco, soja, arroz, aveia, etc.). A vantagem do kefir de água, quando comparado ao de leite, é que pode tomar-se em grande quantidade e passa mais rapidamente para a corrente sanguínea.
Esta bebida possui uma consistência cremosa, espessa e uniforme; tem um leve gosto ácido, e um aroma moderado de levedura fresca (como a cerveja). O kefir pode ser bebido simples ou, se não apreciar a acidez, pode adicionar um pouco de adoçante ou misturar nas sopas, nos sumos de fruta ou batidos. Tem, igualmente, uma efervescência natural, de gosto “carbonatado”. Acrescem cerca de 40 combinações aromáticas, o que contribui para o seu sabor único e o seu odor agradável muito característico.

Actualmente, o autêntico kefir tradicional, (denominado de “Kefir Real”), pode ser facilmente preparado em casa com leite vegetal. A bebida simples (sem aditivos) é colocada num recipiente apropriado - preferencialmente de vidro ou plástico - bem limpo, fechado (mas com uma pequena abertura para libertar os gases que se formam durante o processo), juntamente com os grãos de kefir. Convém ter em atenção que, para manusear os grãos de kefir (ou o líquido), jamais se devem utilizar utensílios de metal. O conteúdo é, então, deixado à temperatura ambiente por aproximadamente 24 horas. Posteriormente, o leite fermentado é coado, para separar e recuperar os grãos de kefir do líquido. Estes grãos serão, depois, adicionados a mais leite fresco, e o processo é repetido sucessivamente e pode ser executado quase indefinidamente. Os verdadeiros grãos de Kefir Real adquirem-se uma única vez e, quando preparados e conservados de maneira correcta, podem acompanhá-lo durante toda a vida.
O kefir líquido, coado, pode ser consumido fresco, congelado, ou amadurecido em temperatura ambiente por alguns dias, antes de se consumir.





 

 

Cultivo na Pousada Papaya


A idéia de cultivar os Grãos de Kefir surgiu através de uma conversa com amigos, que como nós, também estávamos á procura de aumentar o conhecimento sobre medicina alternativa e tudo aquilo trás benefícios á saúde de modo geral... Como eles já cultivavam os grãos, e vinham percebendo uma série de melhoras, isso nos interessou bastante, e assim começamos a cultivá-los também.
Depois de uma série de pesquisas, muita leitura sobre o assunto, e algumas semanas pra entender como esses grãozinhos deveriam ser “cuidados” - visto que o Kefir é um alimento pro biótico, ou seja: VIVO -, pensamos em dividir a nossa experiência com todos aqueles que estiverem interessados.
Vale lembrar, que a bebida não é uma coisa milagrosa, mas auxilia no melhor funcionamento de todo o organismo, o que já é um bom começo.
Na nossa curta experiência de cultivo, estamos cada dia mais satisfeitos, e também vimos o interesse de nossas funcionárias, que começaram a consumir a bebida junto conosco, e agora também estão cultivando em suas casas.



Sobre os alimentos pro bióticos:

Como função funcional benéfica no organismo, os pro bióticos tem efeito sobre o equilíbrio bacteriano intestinal: controle do colesterol e de diarréias e redução do risco de câncer.

O kefir tem efeito comprovado no auxílio do tratamento de:

• Distúrbios nervosos: ansiedade, insônia, síndrome de fadiga crônica;
• Catarros bronquiais e outros problemas respiratórios;
• Alergias;
• Escleroses;
• Reumatismo e L.E.R.;
• Tumores;
• Problemas cardiovasculares (infarto e arteriosclerose);
• Problemas de vesícula;
• Disfunções hepáticas;
• Problemas renais e icterícia;
• Doenças do estômago: gastrite, úlceras pépticas e duodenais, regulariza a digestão;
• Problemas intestinais: diarréias, intestino preguiçoso ou preso, hemorróidas. O kefir previne putrefação intestinal causada por depósito nos intestinos e contribui para depuração do organismo e restaura rapidamente a micro flora intestinal, o que é ótimo para quem se submeteu a longos tratamentos com antibióticos. O kefir de água, após 12 horas de fermentação produz efeito laxativo no intestino e o de 40 horas de fermentação prende o intestino;
• Problemas de sangue: anemia, leucemia;
• Problemas de pele: dermatites, eczemas, lúpus, cândida, psoríase, herpes;
• Males do Século: irradiações, exposições a monitores de vídeo, na desintoxicação de poluentes tóxicos;
• Excesso de peso: atuando como um enzimático poderoso, acentua amplamente o anabolismo, ou seja, a assimilação de nutrientes e por provocar um equilíbrio geral do organismo, provoca uma sensação agradável de saciedade, que reduz o hábito de comer por compulsão, depressão ou ansiedade. Também já está provado que as melhores dietas são aquelas em que a pessoa se alimenta várias vezes durante o dia, em pequenas quantidades. O kefir, especialmente o de leite, pode ser usado nestes pequenos "lanchinhos", substituindo outros alimentos mais calóricos, mesmo quando batido com frutas e cereais, desde que se evite o uso de açúcar ou mel. Porém, a associação simultânea de kefir com jejum não é recomendada e para os que gostam de jejuar o uso nos dias de jejum pode ser suspenso. Se alimentar só de kefir é uma atitude errada e contra indicada.

Isso é apenas um resumo, pra quem estiver interessado em saber mais sobre o assunto é interessante pesquisar... Lembramos que nós (Lizge e Gianluca) estamos aqui pra ajudar e doar os grãos de KEFIR pra quem quiser, basta nos procurar na Pousada PAPAYA.






 

 

RECEITA


A receita para fazer o kefir de água pode variar muito, embora seja geralmente fermentada com uma solução de açúcar mascavo (3 a 10%) com água e limão (meio limão, algumas fatias finas ou suco). Também é comum acrescentar frutas secas, como, por exemplo, figos, ameixas, passas ou damascos ou suco de gengibre. O que mostra o quanto é versátil o preparo do kefir de água.

Modo de Preparo do Kefir de Água

• Ingredientes e Utensílios
o frasco de vidro de 2 litros
o peneira não metálica (ver utensílios)
o 3 a 4 colheres (sopa) de grãos de kefir de água
o 3 a 4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
o 1 litro de água fresca, sem cloro - ver dica abaixo

• Ingredientes opcionais:

o 1 colher (sopa) de anis, erva-doce ou folhas de hortelã frescas
o 1 ou 2 figos ou ameixas secas ou duas colheres (sopa) de uvas passas ou qualquer outra combinação de frutas secas
o 1/2 limão cortado em fatias finas


• Modo de preparar

o Misture todos os ingredientes no vidro e acrescente os grãos
o Feche o frasco hermeticamente e deixe o conteúdo fermentar à temperatura ambiente por até 48 horas
o Coe a bebida e pode retornar os grãos à uma nova solução, para preparar o próximo lote

 

Dica
Para tirar o cloro da água, você pode fervê-la (por alguns segundos) ou batê-la no liquidificador por alguns minutos (500 ml ficam totalmente sem cloro em dois minutos). Em ambos os casos, espere a água esfriar antes de utilizar.

O ideal, porém, é usar água mineral natural .

Pousada Papaya
Rua das Dunas, 74,
Jericoacoara, Ceará, Brasil
www.pousadapapaya@hotmail.com


Lizge & Gianluca
Pousada Papaya
Contato:
55+ (88) 3669-2219
55+ (85) 9946-1955

 





 


FOTOGALERIA: " IO TE AMO "


DANIELE SABATINI

Voltar ao topo

 

 

TEMPEROS E SABORES


Missão

Todos nascemos com uma missão.
A minha tem a ver com alquimia.
Transformar através dos alimentos,
quem me encontra pelo caminho.
Temperos, especiarias, ervas aromáticas,
condimentos.
Meus principais instrumentos.
É assim que provoco sensações...
sinto,
faço sentir,
arrisco,
ouso misturar,
descubro sabores,
crio e compartilho
experiências e prazeres
do meu laboratório.






 

 

A EXÓTICA tem Pimenta...




Pimenta - propriedades medicinais

A pimenta faz bem à saúde e seu consumo é essencial para quem tem enxaqueca. A substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido é a capsaicina e ela também possui propriedades benéficas à saúde. Além de provocar a liberação de endorfinas - verdadeiras morfinas internas, analgésicos naturais extremamente potentes que o nosso cérebro fabrica- E quanto mais endorfina, menos dor e menos enxaqueca. E tem mais: as substâncias picantes das pimentas melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago. Possuem efeito antiflatulência. Estimulam a circulação no estômago, favorecendo a cicatrização de feridas (úlceras), desde que, é claro, outras medidas alimentares e de estilo de vida sejam aplicadas conjuntamente. Existem estudos que demonstram que a pimenta é um potente antioxidante (antienvelhecimento) e antiinflamatório. A pimenta possui até propriedades anticâncer.

Cardamomo

O Cardamomo é um tempero de aroma delicioso, originário da Índia, onde costumeiramente é utilizado na mistura de condimentos para temperar pratos. Nos países árabes suas sementes são consumidas no café - Arabian coffe e em kibes. Pode ser utilizado para aromatizar pães, bolos, pudins, doces, sorvetes e saladas.

O Café com Cardamomo tem aroma e gosto inconfundíveis. Experimente este com Cardamomo, Canela-em-Pau e em Pó:
Coloque ½ litro d’água para ferver com 3 colheres de sopa de café em pó, um pedaço pequeno de canela-em-pau e 3 sementes de cardamomo retirados os grãos. Quando ferver coe e sirva. Se quiser ponha um pouco de leite e polvilhe com canela em pó, adoçando a gosto. Hum!!! Delicioso!!!






 

 

Especiarias


Originalmente, as especiarias eram empregadas no preparo de medicamentos e disfarçavam o sabor azedo dos alimentos estragados. Há tempos elas são utilizadas em todos os cantos do mundo e já foram inclusive moeda de troca. Por meio das rotas das caravanas, saíram do oriente e singraram mares até chegar ao continente europeu, onde durante toda a Idade Média foram símbolo de riqueza. Depois da Segunda Guerra Mundial, as especiarias começaram a ser vendidas em caixas e frascos atraindo a atenção de consumidores modernos. Atualmente enriquecem a alimentação, conferindo sabor e aroma aos pratos, sofisticando a gastronomia com a descoberta de novas combinações...

Açafrão

O Açafrão é uma planta herbácea, bulbosa, de folhas compridas, arroxeadas. Sua flor pode ser amarela ou vermelha. Os estigmas dessecados fornecem o “açafrão” muito conhecido no comércio. É utilizado para dar uma coloração amarelada ao arroz e em sopas e massas e na indústria alimentícia como condimento, corante natural e aromatizante. É usado principalmente na elaboração de risotos, paella, sopa de peixe e bacalhau à espanhola. Seu uso medicinal pode se dar nos casos de asma, coqueluche, histeria, bem como contra os cálculos dos rins, do fígado e da bexiga. Oito a dez estigmas, em infusão, são suficientes para um chá. Para combater as hemorróidas, aplicam-se cataplasmas quentes, preparados com o infuso desta planta (três gramas para uma xícara de água). O Açafrão tem propriedade digestiva e antiespasmódico.

Dicas dos especialistas:

• Jamais se deve comprar grande quantidade de tempero, pois com o tempo ele perde aroma e sabor;
• O ideal é dar preferência aos condimentos moídos na hora, em moedor ou pilão, para que as especiarias soltem o aroma aos poucos durante o cozimento;
• Quando não se conhece um condimento, deve-se adicioná-lo com parcimônia, sem misturá-lo a outros temperos;
• Uma boa idéia para quem prefere temperos inteiros como grãos ou pau de canela é colocá-los em uma trouxinha de gaze, retirando-a no final do preparo.
• Na culinária de diversos países, não existe distinção entre doce e salgado, e um mesmo condimento pode ser utilizado para dar aroma e sabor a caldos, bolos, geléias e carnes.
• A umidade é o grande inimigo das especiarias. Assim, deve ficar em vidro tampado, longe do calor.

Silvia Lima Verde (88)9607.2576 e (85)3273.2842
• Atividade: Serviços comerciais
• Profissão: Chef Cozinha
• Local: Jericoacoara. Ceará. Brasil.
Uma Pimenta EXÓTICA que de vez em quando precisa de Açafrão.

Visitem o meu blog http://www.exoticasaboresjericoacoara.blogspot.com






Home - Turismo - Editorial - Nativos - O Paraíso Encantado - Cultura - Matérias - Newsletter

1º Edição 9/05/09 - 2º Edição 9/06/09 - 3º Edição 9/07/09 - 4º Edição 9/08/09 - 5º Edição 9/09/09

©2009 - Todos os direitos reservados Alejandra Traverso - Jericoacoara - Ceará - Brasil